Aventuras Maternas

Comidinhas de festa de criança podem ser saudáveis e deliciosas

golfinhos e uvas
Como já contei por aqui, meu filho tem intolerância à lactose e basta ele comer um danoninho para sentir os efeitos do problema: diarreia duas ou três horas depois. Além disso, procuro restringir ao máximo que ele se alimente de comidinhas que não agregam nenhum benefício ao seu corpo: frituras, refrigerantes e balas estão fora do cardápio dele, pelo menos enquanto tenho como controlar o que ele come.

O problema é que quando vamos às festinhas estas se tornam um espaço repleto de restrições para ele. Não pelas frituras, porque ele não gosta mesmo. Uma vez provou batata frita e não curtiu, assim como quibe, então sempre nega todos os outros, porque acabou generalizando. Acho que o cheiro incomoda. Na última festa ofereceram refrigerante e minha surpresa foi imensa quando ele por conta própria respondeu: “Não, obrigado, prefiro água”.

Mas quando se trata de balas e docinhos, ele fica tentado! Afinal, todos aqueles potinhos coloridos e cheios de gostosura prendem o olhar de qualquer um e fazem até os adultos mais regrados, babarem de vontade de comer essas delícias de festa.

Mas ele realmente não pode comer docinhos, que lhe fazem mal. E a dentista dele explicou certa vez para mim que se eu evitar balas e pirulitos em sua primeira dentição, dificilmente ele terá cáries durante toda a vida, então costumo dar apenas balas de gelatina para ele. E procuro evitar ao máximo esse tipo de guloseimas carregadas de açúcares. Sei que é senso comum que é super chato tirar essas “alegrias” da boca das crianças, mas se elas não conhecerem, como saberão que são tão gostosas e darão tanta importância?

Já ouvi pessoas dizendo que uma criança que não come balas é menos feliz, mas vejo um enorme sorriso na boca do meu filho, quando dou um grande pedaço de melancia, morangos ou cerejas para ele ou quando faço um prato criativo com carinhas, por exemplo. Temos milhares de sabores para apresentar, mas acredito que estamos condicionados aos sabores que já conhecemos. Na hora de escolhermos entre leite condensado e maçã, por exemplo, provavelmente escolheremos o primeiro, o que não significa que a fruta também não nos deixaria felizes na falta do leite condensado.

Além disso, nós como mães, temos pleno direito de definir o que consideramos mais saudável e melhor para nossos filhos e não é preciso agir da mesma forma que todas as mães agem. Cada mãe é uma, cada experiência é única e cada criança tem necessidades e sensações diferentes.

Enfim, como o aniversário dele está chegando, fiz uma seleção de algumas comidinhas que acho interessantes para oferecer nesses eventos e ficam lindas e atrativas na mesa decorada e também são muito apreciadas pelas crianças. Confiram:

Biscoito globoBiscoito Globo – Já escrevi aqui sobre a gordura trans e o biscoito de polvilho, mas o tradicional petisco carioca é livre da gordura trans e é uma delícia. A criançada adora!

 

 

DECORAÇÃO BATMANBiscoito maisena amarradinho – Algumas pessoas, passam Nutella entre os biscoitos, o que fica uma maravilha, mas também podemos amarrar dois juntinhos com fita de cetim. Ficam um charme e a criançada vai comer feliz.

 
unnamed (16)Salada de fruta – Nem precisa ser aquela regada com suco de laranja. Muitas crianças não gostam de nada molhado. Mas vale misturar suas frutas favoritas que, em geral, são: manga, pêssego, morango, uva e maçã.

 

 

 

546829_503767989641231_1165781571_nFatias de melancia no palito – basta cortar uma fatia triangular e espetar um palito de picolé na casca.

 

 

picolé-de-frutaSorvetes ou sacolés feitos com suco natural de frutas – manga, uva, limão e abacaxi fazem a alegria da garotada.

 

 

unnamed (13)Uva no copinho – Essa é a mais simples. Basta comprar aquela uva sem caroço, colocar em copinhos de gelatina com um garfinho e pronto!

 

 

 

 

unnamed (15)Frutas no espetinho – as mesmas da salada de frutas podem ser colocadas em um palito de churrasco. Fica bem mais divertido.

 

 

 

0,,20506697,00Palitinhos de cenoura – criança adora ficar horas remoendo a cenoura crua e crocante, como um coelhinho. Então vale abusar desse bem-estar que a cenoura provoca nos dentes dos pequenos.

 

 

 

397737_281449141981377_261161655_nTomatinhos temperados – que criança não adora um tomate cereja que explode na boca? Eles podem até ser decorados. Vale deixar a imaginação viajar.

 

garrafinha-suco-coquinho-monster-highÁgua de coco – Pode servir em suqueiras ou em garrafinhas. Fica lindo!

 

 

galeria-de-fotos-v2
Sucos naturais –  mesma coisa da água de coco e pode deixar tudo colorido. Os mais pedidos são melancia, manga e laranja.

 

 

14-ms-g (1)Milho cozido – pode ser o milho inteiro ou no copinho. Que criança não ama?

 

 

banana2Doce de banana – Pode ser servido no copinho com ou sem chantilly. Fica um charme!

 

 

 

feijao[3]
Caldinho de feijão – Saudável e nutritivo  é paixão entre crianças e adultos.

 

unnamed (17)Bolo integral sem lactose – Pode ser de cacau, por exemplo, para as crianças com intolerância ou alergia se deliciarem, sem medo.

 

 

unnamed (14)
Balas de gelatina – são uma boa opção para não deixar as guloseimas de fora. Sem açúcar, elas são saborosas e podem ter 1001 formatos. Segue a receita abaixo:

  • 1 pacote de gelatina do sabor que você quiser;
  • 1 pacote de gelatina sem sabor;
  • 200 ml de água fervente.

Dissolva as gelatinas com e sem sabor na água fervente. Coloque para gelar em forminhas de silicone de diversos formatos, ou coloque num refratário pequeno, cortando em quadradinhos assim que endurecer. Podem ser servidas em potinhos, palitos ou embaladas separadamente. Deixem a criatividade rolar!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *