Aventuras Maternas

Traduzindo o Natal

20101129173016968Natal é uma época mágica! Acredito que todas as mães devem achar o mesmo. A alegria estampada no rosto de uma criança ao ver a cidade e a casa toda enfeitada, com luzes piscando, com as cores vibrantes e as músicas natalinas é uma coisa maravilhosa. Com apenas 3 anos, não sei quando foi o exato momento que o Arthur começou a associar e entender esse momentonatalino. Mas ele entende.

images (9)O Papai Noel então! É um episódio a parte. É claro que as crianças associam a ideia do bom velhinho aos presentes que vão ganhar, mas no caso do Arthur e do Theo, por exemplo, existe um encanto ainda mais especial. Sinto até uma invejinha dele, pois é impressionante como o Arthur presta atenção e obedece o que ele diz! O Papai Noel tem um poder que todas as mães gostariam de ter!!! É só falar nele que as crianças se transformam e fazem tudo o que pedimos.

Pois é, o espírito natalino tem o poder transformador não só nas crianças, mas em todas as pessoas. É o momento que a solidariedade fica mais aguçada, a família mais unida, enfim, todos ficam serenos e amorosos. Só queria entender porque isso não acontece o ano todo! Desde que o Arthur nasceu comecei a enxergar as coisas, especialmente o Natal, com outros olhos. Eu e a Pri procuramos ensinar conceitos, como o de solidariedade, o ano todo. E isso culminou nos nossos pequenos entregando presentes em uma instituição. Foi emocionante!

Muitas pessoas acham que por eles serem muito pequenos ainda não vão entender certas coisas. Pelo contrário, nessa idade se ensinarmos as coisas constantemente eles acabam absorvendo mais rápido. Pode até parecer que não, em um primeiro momento, mas de repente eles demonstram o que aprenderam de forma inusitada. Isso é muito gratificante!

Por isso tudo, acredito que é fundamental explicar o que significa essa data de fato e não apenas fazer deste um momento em que eles ganham vários presentes. E mesmo que a gente explique bastante, não duvido que a resposta sobre o que é Natal, no final seja: “É o dia em que o Papai Noel traz presente para mim”.
Então, vamos colocar aqui algumas formas de explicar o Natal que temos usado para fazê-los entender melhor.
– Em primeiro lugar, compramos um bolinho simples para bater Parabéns para Jesus. Como ele é o aniversariante do dia, não faria sentido para as crianças passar pela ceia sem cantar Parabéns e rezar para o Papai do Ceú em agradecimento.
– Respostas simples para:
 1 – O que é o Natal? É o dia que Jesus faz aniversário!
 2 – Por que Jesus é tão especial? Porque ele está no céu nos guardando e nos protegendo e já veio na Terra para nos ensinar importantes coisas sobre bondade e respeito e para nos salvar do mal.
 3 – Por que o Papai Noel vem nos visitar? Porque no dia que o menino Jesus nasceu ele recebeu vários presentes, assim como recebemos em nosso aniversário. E o Papai Noel representa o espírito de solidariedade, divisão e alegria pela chegada de Jesus. Assim, todas as crianças ganham também.
4 – Porque neva no Natal? Porque a história do Papai Noel nasceu no Pólo Norte, onde neva.
5 – Por que fazemos uma ceia especial? Porque é uma forma de juntar toda a família em torno de uma mesa farta e comemorar todas as graças que conquistamos ao longo do ano.
6 – Por que montamos uma árvore no Natal? Porque árvores representam a vida, que é o que estamos comemorando. Em geral, usamos o pinheiro, porque é árvore que representa o Pólo Norte e os locais com neve.
      

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *