Aventuras Maternas

Frutas vermelhas ao molho de chocolate branco

Frutas vermelhas ao molho de chocolate brancoA Páscoa vem aí e a tradição é comer chocolate! Mas que tal aliar o chocolate a umas frutas e criar uma sobremesa simples e especial para a família toda? Aliás, uma opção saudável, pois o seu pequeno também estará comendo frutas, uma excelente fonte de vitaminas e fibras! Vamos lá?

Frutas Congeladas TaeqEm alguns supermercados é possível comprar frutas silvestres congeladas como no supermercados Pão de Açúcar ou no Zona Sul. Mas se não tiver um perto de você, a opção é você mesmo congelar as frutas. Tomando cuidado em lavar, secar, e colocando-as em um tabuleiro separadamente para que não congele em um bloco único de gelo.

Aqui, eu forrei o tabuleiro para não grudar. Pode usar papel alumínio,  assa-fácil, ou ainda papel manteiga. E coloque no freezer em posição horizontal para que as frutas fiquem no mesmo lugar!Frutas Silvestres congeladas

Se for usar morangos, sugiro que corte cada um em 2, 4 ou 6 pedaços dependendo do tamanho, pois a ideia é que a calda quente derreta. E não que fique um enorme pedaço de fruta congelada no prato!

Ingredientes: (serve 4)

Frutas silvestres: framboesa, Blueberry, morango, amora, cereja (lembre-se de retirar o carroço): peso total 150 g

Para a calda:

– 200 g Chocolate Branco (em temperatura ambiente), prefira marcas importadas pois nāo contêm gordura vegetal! O chocolate com gordura vegetal não se comporta como chocolate, não derrete de forma correta e as chances de algo dar errado são grandes.
Chocolate Branco Páscoa

Creme de Leite Culinário– 200g de creme de leite. Prefira aqueles que têm no mínimo 25% de gordura… Calma vocês só vão comer de vez em quando!  No supermercado fica próximo às manteigas, são cremes de leite pasteurizados. Esse abaixo é o culinário que é mais difícil de encontrar, mas tem outra caixinha muito parecida com esta com os dizeres “chantilly”. E a parte de cima é azul. É só creme de leite sem adição de nada. Existem outras marcas que também estarão nesta áreas do supermercado e vem em garrafinhas de plástico tipo essas de iogurte de 1L.

Utensílios que você vai precisar:
* pano úmido
* Tábua
* faca
* Panela pequena
Tigela a prova de calor (plástico ou pirex)
* Jarra
* Espátula de silicone

Modo de Fazer:
1). Coloque um pano úmido debaixo da tábua para que não escorregue. E pique o chocolate branco em pedacinhos, quanto menor, melhor! E coloque na tigela!

Creme de leite para calda2). Coloque o creme de leite na panela em fogo médio. Depois de um tempo você irá perceber a formação de pequenas bolhas nas laterais da panela e que o creme de leite está líquido , isto quer dizer que já está fervendo embaixo! Dê uma misturada rápida!

3). Despeje o creme de leite sobre o chocolate picado. Misture com o auxílio da espátula de silicone. Misture no centro da tigela e irá perceber que aos poucos a calda ficará homogênea.

Chocolate branco com creme de leite4). Passe a calda de volta para panela e ferva delicadamente, observando as bordas da panela para ver as bolinhas minúsculas se formarem. E está pronto! Despeje numa mini jarra para caldas.

5). Separe cerca de 30g de frutas silvestres congeladas em cada prato ou um punhado para cada pessoa. E sirva com a calda quente!

 Dica Extra: A calda pode ser feita antes e aquecida novamente na hora do consumo. Neste caso desconsidere o passo 4. Ela pode ser aquecida no microondas desde que apenas por alguns segundos coberto em recipiente apropriado (20 a 30 segundos, dependendo da potência do seu microondas). Ela precisa estar bem quente para derreter as frutas parcialmente!

É de dar água na boca!

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Zoe Shorter

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *