Aventuras Maternas

Acredite na magia!

magiaInfância sem magia, sem seres mágicos, sem sonhos, ou sem a certeza de que seres protetores estão a nossa volta para nos proteger é equivalente a ter uma vida sem fé. Sem algo para se apegar, sem um alento para resistir diante das provações da vida. Não digo que acreditar em seres mágicos seja igual a ter uma religião, mas acredito que é importante cultivar a crença de que temos seres cuidando de nós, checando se estamos bem comportados e nos guiando para sermos melhores.

Por isso, faço questão de cultivar a magia na vida do meu filho. Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente, Papai Noel são ícones criados para tornar a vida de nossos pequenos mais colorida, para fortalecer a certeza de que tem alguém olhando por nós, evitando que coisas ruins nos aconteçam. São a materialização da nossa fé. Personagens vivos que nos fazem crer desde pequenos que a felicidade é tangível e que sempre há a chance de as coisas melhorarem, de nossa família ficar feliz e reunida, mesmo quando nem tudo está bem.

Muita gente se pergunta o porquê de ovos, ou de coelhinhos na Páscoa. Independente da explicação “científica” sobre fertilidade e vida que esses símbolos representam, vejo o personagem como um mensageiro de Deus que traz no ovo a informação de que ainda temos chance de construir um mundo melhor, com bondade, generosidade. É uma forma de comunicar às nossas crianças, que há a possibilidade de ter uma vida mais alegre, com mais união, fantasia, com doces sabores, muita diversão, mas também muito esforço em ser uma criança bondosa e gentil. Tudo depende, claro, de como ajudamos nossos filhos a interpretarem esses conceitos. Estamos aqui para traduzir esses significados!

É muito importante cultivar a poesia, a alegria e a fé em seres capazes de transformar solidamente nosso cotidiano. Fazendo de um simples domingo, um dia mais divertido e saboroso, ou de uma noite de verão, uma noite iluminada em que toda a família se reúne para celebrar a vida, ou até transformar a perda de um dente em um motivo para comemorar o crescimento, aliviando a perda vazia que uma criança poderia sentir.

Existe inclusive uma pesquisa da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, sobre isso. No livro The Philosophical Baby: What Children’s Minds Tell Us About Love, Truth and the Meaning of Life (ainda sem tradução para o português), o psicólogo responsável pelo estudo mostra os resultados de testes realizados com 152 crianças de três a quatro anos. Primeiro, eles foram questionados sobre as fantasias que criavam e acreditavam. Em seguida, fizeram alguns testes para saber como entendiam o mundo real. E as crianças que brincavam e acreditavam mais em fantasias se saíam melhor na hora de entender a expectativa dos outros e distinguir a realidade da ilusão. Além disso, as crianças criariam imagens nas suas cabeças e pensariam em soluções mais criativas.

Para quem quiser investir em fantasia neste fim de semana, deixo a dica de um filme que assisti, um dia desses, e que traduz bem a importância desse mundo mágico na vida das crianças. E como acreditar é positivo para nos ajudar a superar os medos inerentes ao ser humano.  Vale muito assistir nesse fim de semana de Páscoa! Trata-se de  “A origem dos Guardiões”.coelho - Jack Frost

A história é a seguinte: as crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman (o guardião dos sonhos). São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

Jack Frost

O filme, em exibição no Netflix, intercala momentos descontraídos, com momentos sérios e aventura. E vale ver com toda a família, para estimular as crianças a acreditarem em sonhos e os adultos a reencontrem a sua criança interior. Afinal de contas, acreditar é algo necessário para todos nós e a magia é fundamental para superarmos nossos fantasmas internos. Basta ter fé!

Confira o trailer e boa Páscoa!

https://www.youtube.com/watch?v=fruLKvsjgDY

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *