Aventuras Maternas

Sobre a Vacina Meningocócica B

bebe vacinaMuito tem se falado sobre a nova vacina para prevenir as crianças do Meningococo B. Mas ela é mesmo necessária? Existem contraindicações? Fomos procurar informações e dividimos abaixo com vocês!

No Brasil, considerando todas as faixas etárias, o meningococo B está em o segundo lugar entre as causas de doença meningocócica invasiva em menores de cinco anos, sendo responsável por cerca de 20% dos casos. Com a introdução da vacina meningocócica C na rotina de vacinação infantil e a consequente redução no número de casos causados pelo meningococo C, o meningoco B passou a representar o principal agente etiológico da doença meningocócica entre os menores de 5 anos de idade: cerca de 60% dos casos nos menores de 1 ano, cerca de 100% nas crianças entre 12 e 23 meses e 58% nas crianças entre 2 e 5 anos.

A vacina

A vacina meningocócica B recombinante possui quatro antígenos (proteínas subcapsulares) do meningococo B: NHBA, NadA, fHbp e PorA. Não é uma vacina conjugada, como a meningocócica C ou ACWY. É produzida por uma tecnologia chamada vacinologia reversa, que utiliza estas quatro proteínas que são comuns a todos os meningococos B circulantes no mundo, embora em proporções que podem diferir de um país para outro. No Brasil, essa combinação de antígenos permite prevenir 81% dos meningococos B que circulam em nosso país.

Indicação

Indicada para a imunização ativa de indivíduos a partir de 2 meses de idade contra doença meningocócica invasiva causada por Neisseria meningitidis do grupo B. está licenciada para indivíduos até 50 anos de idade.

Contraindicações

Anafilaxia a algum componente ou a dose anterior da vacina.

Administração simultânea com outras vacinas Pode ser administrada concomitantemente (em sítios separados) com as vacinas difteria, tétano, coqueluche, Hib, pneumocócicas conjugadas, polio, hepatite B, triplice viral, tetra viral e varicela.

Advertências e precauções

A administração deve ser adiada em caso de doença febril aguda grave.

Não injetar por via intravenosa.

Não estão disponíveis dados clínicos suficientes sobre a vacinação durante a gestação. No entanto, a vacinação deve ser considerada pelo médico na gestante quando existe um claro risco de exposição a infecção meningocócica, pois não há indícios de toxicidade materna ou fetal. O mesmo ocorre com a amamentação.

A cápsula de proteção da seringa pode conter látex e, embora baixo, há risco de reações alérgicas em indivíduos com um histórico de hipersensibilidade ao látex.

Eventos adversos

Pode ocorrer febre alta, principalmente em lactentes e crianças menores de 2 anos de idade, com pico nas seis primeiras horas após a vacinação, regredindo em até 72 horas. A administração profilática de antipiréticos pouco antes, no momento ou logo após a vacinação pode reduzir a incidência e a intensidade de reações febris pós-vacinação. A medicação antipirética deve ser orientada pelo médico assistente.

Reações adversas locais também podem ocorrer: dor, eritema e edema no local de injeção. Nos estudos clínicos da vacina não foi observado aumento da incidência ou da gravidade das reações adversas com as doses de reforço.

Esquema de doses Faixa etária de início da vacinação Número de doses do esquema primário Intervalo entre doses Reforço
2 a 5 meses 3 doses 2 meses uma dose entre 12 e 15 meses
6 a 11 meses 2 doses 2 meses uma dose no 2⁰ ano de vida, com intervalo de pelo menos 2 meses da última dose
12 meses a 10 anos 2 doses 2 meses Não foi estabelecida a necessidade de reforços
a partir de 11 anos 2 doses 1 a 2 meses Não foi estabelecida a necessidade de reforços

Recomendações SBIm

A SBIm sugere o seguinte esquema de doses para a rotina de vacinação contra a doença meningocócica em crianças:

  • 3 meses: Meningocócica C conjugada e Meningocócica B;
  • 5 meses: Meningocócica C conjugada e Meningocócica B;
  • 7 meses: Meningocócica B;
  • 12 a 15 meses: Meningocócica conjugada ACWY (ou Meningocócica C conjugada) e Meningocócica B.

 

A vacinação deve iniciar-se o mais precocemente, visto o risco da doença no primeiro ano de vida. Lactentes, crianças e adolescentes ainda não vacinados devem iniciar a vacinação com MenB assim que possível, respeitando-se o número de doses do esquema primário e os intervalos mínimos para cada faixa etária

Fonte: http://www.sabinvacinas.com.br/?area=vacina-dia-a-dia/interna&sub=dr-ana&p=2312#sthash.IoxojViR.dpuf

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *