Aventuras Maternas

Leites vegetais – uma infinidade de opções para quem quer ser mais saudável

leite_vegetalDesde que tive o Arthur, todos os médicos, absolutamente todos (meus e dele), me falaram mal do leite de vaca, dos inconvenientes – como difícil digestão e dores abdominais – eles causam ao corpo e tal. A Pri, então, depois que o Theo nasceu descobriu que ela e ele têm intolerância à lactose. Por isso, passamos a pesquisar e conhecer mais sobre os leites vegetais.

É por isso que os leites não lácteos, elaborados com base em ingredientes vegetais e água, na maioria das vezes são a melhor opção. São saudáveis e muito benéficos.

Benefício dos leites vegetais

 Não contêm lactose e nem colesterol;

 Baixo teor de gorduras;

 Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;

 Alto teor de vitaminas B;

 Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;

 São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam

problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc.

Abaixo vamos falar sobre cada um dele. Confiram:

milk-and-soybeansLeite de soja

É a mais comum e conhecida. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular.

Vejamos alguns de seus benefícios:

 É bom para aqueles que são alérgicos à lactose;

 É mais digestivo, graças ao fato de que não precisa de enzimas para ser digerido;

 É excelente para pessoas com diabetes: libera os açúcares pouco a pouco, mantendo este componente no sangue a níveis ótimos;

 Diminui o colesterol, é um dos leites mais benéficos graças à sua composição à base de isoflavonas, ácidos graxos e proteínas;

 Apresenta alto teor de cálcio. Melhora a circulação e a cicatrização;

 Dispõe de potássio e magnésio, ideais para o controle da hipertensão arterial;

 É muito remendado para mulheres, ajudando-as em episódios de tensão pré-menstrual, graças às suas isoflavonas.

Tem o paladar intenso e encorpado. Mas é importante que o leite seja de soja orgânica, pois existem muitos produzidos com o grão transgênico e não trazem  benefícios desta forma.

leite-de-arroz-2Leite de arroz

O mais famoso e fácil de achar depois da Soja. O leite de arroz é uma opção mais cara nos mercados. Este leite é feito a partir dos grãos do arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados. A textura é rala e tem o sabor característico do arroz.

Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz “descansa” os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

 É uma bebida leve e doce, que não contém glúten;

 É relaxante, seu teor em triptofano e vitaminas do grupo B tornam esta bebida na chamada “semente da serenidade”, já que estas substâncias são adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso;

 Possui propriedades depurativas e hipotensoras;

 É ideal também para controlar o peso, tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas, sendo muito mais nutritivo.

Pode ser consumido puro, misturado com café ou batido no liquidificador com nozes, amêndoa ou castanhas, se quiser ingerir mais proteína, com cacau a 70% ou frutas vermelhas, para obter antioxidantes. Existem opções industrializadas enriquecidas com amêndoa, avelã e outras oleaginosas.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml): calorias 91, proteína 1 g, gordura 2 g, carboidrato 15 g, cálcio 240 mg, sódio 60 mg, fibra 0,8 g, glúten: não contém, mas confirme no rótulo porque algumas empresas podem acrescentar ingredientes que têm a proteína.

downloadLeite de amêndoas

Outra opção excelente, indicada para crianças em fase de crescimento e bem nutritivo. Ela é uma das bebidas vegetais mais gostosas, cremosas e adocicadas.

 É digestivo;

 Benéfico para pessoas anêmicas, fracas, com problemas hepáticos ou desnutridas;

 Benéfico para o cérebro e os músculos, por seu alto teor de potássio;

 Previne a osteoporose;

 As amêndoas ajudam a reduzir o colesterol ruim;

 Seu alto teor de fibras é ideal para quem tem prisão de ventre. Além disso, também contribui para diminuir o risco de câncer de cólon;

 Alto teor de magnésio, cálcio, ferro e vitamina E.

leite-de-aveia-blog-da-mimis-michelle-franzoni_-702x336Leite de aveia

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia e colesterol. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal, ou seja, o intestino preguiçoso.

 Excelente para pessoas que querem perder peso. Seu teor de fibra fortalece o sistema digestivo e nos oferece uma sensação de saciedade. Tomá-lo de manhã é ideal para obter uma boa porção de energia sem gorduras;

 É muito rico em carboidratos, nos oferecendo inclusive mais proteínas do que o arroz ou o trigo;

 Dispõe de ácidos graxos essenciais, como o linoleico, antioxidantes e vitamina E;

 Seu alto teor de beta-glucanos nos ajuda a diminuir o colesterol e os ácidos biliares do intestino, absorvendo-os e evitando que elementos nocivos passem para o organismo.

Pode ser tomado com café e é um ótimo substituto do leite de vaca nas preparações de bolo e torta porque confere maciez à massa. Se acrescentar aveia em flocos finos à bebida, ela fica mais encorpada.

imagesLeite de nozes

As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo e tonifica o sistema nervoso. O leite de nozes também é muito indicado para casos de diarréia, além de o maior teor em antioxidantes.

 Previne doenças cardiovasculares, assim como a diabetes;

 De acordo com estudos, é mais benéfico do que outros antioxidantes como, por exemplo, as laranjas, o espinafre, as cenouras ou o tomate;

 Dispõe de uma combinação de vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio.

Leite-de-Castanha-de-Caju_chef-Nadia-CampeottoLeite de castanha-de-caju

Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Leite de linhaça

A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

img_5183Leite de amendoim

Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.

 

 

leche-de-quinua-alternativas-a-la-leche-de-vacaLeite de quinua

Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

 

 

 

 

leite-sementes-abobora-lrLeite de sementes de abóbora

Verdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.

Como todo produto saudável, esses leites são bem mais caros que o convencional, o que às vezes desestimula a comprar. Por isso, clique aqui e confira as receitas do Site Veggietal.com.br para você fazer o seu leite em casa!

Dicas

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva- passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

Os segredos que fazem toda diferença

» Lave bem os grãos antes de começar o processo de “tirar o leite”.

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se “ordenhar” os grãos – o que dá uma sensação especial e gratificante.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

               

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

1 ComentárioDeixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *