Aventuras Maternas

Ovo no potinho

Ovo no potinhoQue tal mais uma receita de comfort food para comer em família? Os ovos no potinho podem ser incrementados com muita coisa. Mas temperados só com o simples sal e pimenta também ficam deliciosos. O molho inglês ou mostarda só são sugestões… Mas vocês podem incrementar com 1 colher de chá de molho pesto (que eu ensinei a fazer aqui), ou um molho de tomate bem temperado, ou creme de leite ou ainda 1 colher de café de azeite trufado caso queira fazer uma receita mais adulta! Podem colocar ainda queijo ralado para servir com uma brusqueta… É uma receita bem versátil!

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de manteiga (opcional)
  • 1 colher de chá de molho inglês ou 1 colher de café de mostarda (aqui eu fiz um ovo de cada)
  • Sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora
  • Torrada p/ servir

Utensílios

utensilios

  • Potinhos de soufflé ou xícara de chá de porcelana
  • Uma panela com tampa em que caiba os potinhos. Ou quantas panelas forem necessárias…
  • Timer ou cronômetro!
  • Pinça de cozinha (opcional)
  • Chaleira
  • 2 panos de prato

 

 

Modo de fazer

1). Encha a chaleira com água e coloque para ferver.

2). Unte os potinhos com manteiga (se for usar). Polvilhe um pouco de sal e pimenta do reino moído fresco. Se você for usar mostarda ou molho inglês, não vai precisar de tanto sal.

untado

3).Em seguida coloque o molho ou mostarda que você escolheu no potinho.

mostarda

molho ingles

 

 

 

 

 

 

4). Quebre um ovo em cada potinho.

ovo

ovo

 

 

 

 

 

 

5). Coloque uma pitada de sal por cima da clara do ovo.

6). Coloque o pão na torradeira…

7). Coloque os potinhos na panela e com a água que já deve estar fervendo. Encha a panela até um terço da altura do potinho mais baixo (caso sejam diferentes). Potinhos com diâmetro maiores irão cozinhar mais rapidamente!

ovos em banho maria8). Coloque em fogo baixo, e cubra com a tampa.Os meus ovos levaram cerca de 3 minutos. Esse tempo pode variar conforme o potinho usado & tamanho do ovo usado. Os ovos que usei são médios (aqui no Brasil chamados de “grandes”). E para ficar com a gema desta cor, use ovos caipiras.

9). Não repare se a panela começar a fazer barulho… É normal! Depois de 2 minutos e meio você já pode dar uma espiadinha para ver o cozimento. Eu pessoalmente gosto quando a clara está cozida mas a gema ainda está “cremosa”. Já meu namorado prefere quando a clara está mais “boingue, boingue” (palavras dele). Tudo isso pode ser verificado com uma colher… Não está ao seu gosto? Coloque por mais alguns segundos. Os meus ovos levaram 3 minutos.

ovo no potinho

ovo no potinho2

 

 

 

 

 

 

10). Retire da panela com a pinça de cozinha (eu acho mais fácil) seque a parte de baixo em pano de prato e coloque no prato em que irá servir.

pinça

11). Sirva com torrada com manteiga (por exemplo). Corte o pão em soldadinhos se quiser…

ovo com torradinhaE bom apetite!!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *