Aventuras Maternas

O que fazer quando aparecem manchas “surpresa”na pele?

melasmaSabe aquelas manchinhas escuras que aparecem no rosto após você expor ao sol sem protetor solar? Elas são denominadas de Melasma e acometem mulheres na faixa etária entre 20 e 50 anos, especialmente após o parto.

O melasma surge em áreas que permanecem expostas ao sol como face, braço e colo. O problema é que o sol não é o único culpado pelo seu surgimento, outros fatores como: hormonais, predisposição genética, algumas doenças também pode desencadear as manchas.

Você pode começar a desconfiar que a sua mancha é melasma quando ela possui uma tonalidade escura ou acastanhadas, principalmente nas maçãs do rosto, nariz, lateral dos braços. “Algumas pessoas associam as manchas com o uso de cosméticos, mas a sua relação não está comprovada cientificamente. No entanto, esses produtos podem irritar a pele e agravar ainda mais o melasma”, explica Caroline Tavares, Esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética.

As manchas tem solução?

A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para tratar as manchas escuras que incomodam. Confira quais procedimentos estéticos ajudam combater o melasma:

PEELING DE DIAMANTE+ PEELING QUÍMICO

A microdermoabrasão ou peeling de diamante promove a remoção mecânica da camada superior da pele o que melhora a circulação sangüínea superficial, estimula a formação de colágeno, elastina e ácido hialurônico, levando a melhora de cicatrizes de acne, de rugas finas e auxilia na remoção de manchas de pigmentação. Este método pode ser associado ao peeling químico.

Os peelings químicos aceleram o clareamento das manchas. Os  mais utilizados são o de ácido retinóico, ácido glicólico, solução de Jessner, e ácido salicílico.

VITAMINA C

A vitamina é muito utilizada para o rejuvenescimento e no clareamento da pele, estando disponível em forma de gel, creme e emulsão. “A vitamina C também ajuda aumentar o colágeno e a elasticidade da pele e reduz as manchas”, esclarece a especialista.

LUZ INTENSA PULSADA

Há algumas formas de energia luminosa que podem ajudar no conjunto de medidas para clarear o melasma. Esta modalidade de tratamento deve ser realizada com cuidado para não gerar mais pigmentação, motivo pelo qual deve ser realizado por um profissional habituado às fontes de energia luminosa.

CUIDADOS PARA O TRATAMENTO DO MELASMA

Existem diversos tratamentos para o melasma, todos querem eliminar as manchas do rosto, mas alguns cuidados são essenciais e sem eles dificilmente se alcançará bons resultados:

1.Evitar se expor ao sol: esse é o principal cuidado no tratamento de melasma. O sol é o principal responsável pelo seu surgimento.

2.Usar Filtro Solar adequadamente: para um bom tratamento do melasma o Dermatologista provavelmente vai te prescrever um filtro com boa proteção UVB (FPS) e UVA (PPD). Você deve reaplicar várias vezes ao dia. Ideal a cada 2 ou 3 horas. Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais. O protetor solar deve ter FPS mínimo de 30.

               

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *