Aventuras Maternas

10 coisas para as mães lembrarem na volta às aulas

escola

As aulas já estão quase começando e vale preparar as crianças para extraírem o melhor desse período, sem esquecer que nós, também temos a importante missão de estimular conquistar, aprendizados, relacionamento entre os coleguinhas e, especialmente lembrar que a função da escola é ENSINAR, não EDUCAR, como diria o educador Içami Tiba.

Mesmo que seja necessário deixar seus filhos na escola em período integral, os valores, princípios e regras devem vir de casa. Não espere que a escola coloque limites em sua criança. Mas vale procurar uma instituição que fale a mesma língua que os pais, claro, para não divergir no discurso.

  1. Não converse sobre possíveis falhas da escola na frente do seu filho
  2. Escola é uma continuação da sua casa. Ensine seu filho a cuidar da escola da mesma forma que cuida da casa.
  3. Se você não consegue estar presente fisicamente na escola durante a semana, tente acompanhar seu filho nas festas dos amiguinhos  e nos eventos da escola. É importante compartilhar percepções e o convívio com as outras mães e professores para saber o que está acontecendo no ambiente escolar como um todo.
  4. Mantenha o canal de comunicação com a instituição aberto e a agenda em dia. Mesmo que a gente não possa estar lá sempre, é importante saber o que está acontecendo para acertar as arestas no decorrer do período.
  5. Compartilhe com a professora ou com a coordenação sobre o que tem acontecido com sua criança: saúde, comportamento, problemas pessoais. A escola pode ajudar a lidar com o assunto, que pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
  6. Procure enviar opções de lanches saudáveis: sucos naturais e frutas, por exemplo. Hábitos saudáveis devem ser mantidos em todos os momentos do dia.
  7. Descubra quem são os amiguinhos com quem seu filho brinca mais e observe o relacionamento entre eles, quem são os pais, se compartilham valores semelhantes, para poder interpretar novas atitudes e comportamentos que eles possam trazer para casa.
  8. No livro Métrica, que li há algum tempo, vi uma dica interessante que procuro usar com o meu filho. A brincadeira “Chato e Legal”. Peça para seu filho contar o que foi mais bacana no dia e o que não o deixou feliz e conte sobre você também. Assim, você poderá descobrir sobre o que o deixa contente ou chateado e compartilhará um pouco do seu dia.
  9. Valorize as descobertas e trabalhos que eles trazem da escola. Críticas são importantes, mas elogios são fundamentais. Não chame atenção apenas pelas falhas, ressalte cada nova conquista, mostrando como se orgulha de seus aprendizados. A opinião dos pais é fundamental para as crianças e as fazem buscar sempre o melhor.
  10. Procure a ajuda de outros profissionais, de acordo com as necessidades de seus filhos. Dificuldades de aprendizado podem significar a necessidade de um professor particular ou de um neuropsicólogo para averiguar a possibilidade de TDAH, por exemplo. Se sua criança parece estar repleta de energia e irritabilidade, talvez seja uma boa estimular uma prática de exercícios físicos. Se ela for engajada nos estudos e tiver raciocino rápido, talvez valha a pena investir em cursos extra curriculares. Outra opção para tímidos em excesso, ou para aqueles que curtem ser o foco das atenções é fazer teatro ou aprender algum instrumento musical para aprender a lidar com os holofotes de uma maneira ou de outra.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *