Aventuras Maternas

Sobre a caxumba… Saiba mais!

Neymar com caxumbaA semana começou com a notícia que o jogador brasileiro Neymar está com caxumba e vai desfalcar o Barcelona nos próximos jogos. Mas, apesar de ele estar do outro lado do Atlântico, segundo a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, desde o final do primeiro semestre até agora, foram recebidas mais de 650 notificações de casos suspeitos de caxumba por aqui também, e o aumento do número de ocorrências vem assustando a população.

Principalmente, nós mães, que costumamos ouvir histórias sobre as crianças doentes nas idas e vindas da escola. Mas, existem formas de se prevenir contra a caxumba? A infectologista e integrante do corpo clínico do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, Dominique Thielmann, responde as principais dúvidas para ficarmos bem informadas.

  1. O que é caxumba?

É uma doença viral aguda, causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, gêneroParamyxovirus, caracterizada por febre e aumento do volume de uma ou mais glândulas salivares.

  1. Como diagnosticar? Quais sintomas devem ser percebidos?

Os principais sintomas são febre e aumento do volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida. A inflamação desta glândula é a parotidite.Aproximadamente 30% das infecções podem não apresentar hipertrofia aparente dessas glândulas.

O diagnóstico da doença é basicamente clínico-epidemiológico. Os testes sorológicos  ou de cultura para o vírus são utilizados em situações específicas.

  1. Qual o tratamento para a caxumba?

Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, uso de analgésicos e observação cuidadosa quanto à possibilidade do aparecimento de complicações.

  1. Qual a forma de prevenção?

A transmissão se faz por via aérea, pela disseminação de gotículas ou por contato direto com a saliva de pessoas infectadas, portanto, deve-se evitar proximidade com pessoas infectadas, e o paciente com caxumba deve ser afastado de suas atividades até nove dias após o início da parotidite.

A imunidade pode ser adquirida após infecções inaparentes ou aparentes ou depois de imunização ativa por meio da vacinação contra a caxumba. A administração da vacina está indicada antes da exposição. Entretanto, na ocorrência de surtos, deve ser realizada a vacinação de bloqueio dos suscetíveis.

  1. Os adultos devem se preocupar com a caxumba? Existe risco para gestantes?

A doença é mais severa em adultos. Sua ocorrência durante o primeiro trimestre da gestação pode ocasionar aborto espontâneo.

  1. Podemos relacionar o atual surto da doença a algum fator?

A parotidite infecciosa costuma apresentar-se sob a forma de surtos. Estima-se que, na ausência de imunização, 85% dos adultos poderão ter a doença, e um terço dos infectados não apresentarão sintomas. A hipótese de decaimento da eficácia da vacina específica está sendo investigada, porém, em surtos ocorridos em vários locais do mundo, tem sido descrita a ocorrência de casos em indivíduos vacinados.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *