Aventuras Maternas

Brigadeiro de Halloween

halloween

Em um país onde a cultura de festa de aniversário dita ter, obrigatoriamente, o famoso keystonegate brigadeiro, acho que não tem nenhum representante melhor para o Halloween também. Somente estou adicionando alguns ingredientes extras e caprichando na decoração. Com esses truques, tenho certeza de que poderá personalizar estas pequenas maravilhas durante o ano. Só basta usar a criatividade!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá de manteiga com sal e mais um pouquinho para untar
  • 100 g de chocolate meio amargo picadinho
  • 100g de chocolate meio amargo frio de geladeira
  • 1 punhado de avelã sem casca
  • 1 punhado de semente de girassol
  • 1 cacho de uva sem carroço limpos
  • 1/4 de pacote de biscoito de maizena (desses compridos)

Utensílios:

  • Duas tigelas de plástico (preferivelmente) próprio para microondas sendo que uma com as bordas altas
  • Um “fuet”:
  • Um saco estilo “zip-lock”
  • 1 copo
  • Tesoura
  • Potinhos para servir proporcional ao tamanho dos seus pequenos
  • Uma faca afiada
  • Dois pratos
  • Dois pequenos tabuleiros
  • Um saco plástico ou um pedaço de assa fácil do tamanho de um dos tabuleiros

Modo de Fazer:

1). Vamos começar fazendo as raspas de chocolate. Tente escolher o lugar o mais fresco da cozinha para realizar esta tarefa, usando a faca para raspar a superfície do chocolate. Se sentir que o chocolate está derretendo entre os seus dedos, coloque tudo rapidamente na geladeira… E aguarde alguns minutos antes de recomeçar o processo novamente. Quando estiver com uma quantidade satisfatória ou tiver raspado tudo que deu para raspar.

Guarde na geladeira e reserve.

Pré-Aqueça o forno a 180 graus.

2). Agora vamos fazer o Brigadeiro, coloque dentro de uma tigela de plástico (própria para microondas) com as bordas da tigela altas: o conteúdo de uma lata de leite condensado, 1 colher de chá de manteiga com sal, 50 g de chocolate meio amargo picado.

Coloque no microonda por 1 minuto, misture com um “fuet” ou um garfo. (1) Coloque por mais 1 minuto (2), misture.

Coloque por mais 1 minuto, até que fique com a cara da imagem (3)… E misture logo! Estamos fazendo um brigadeiro mole pois fica mais fácil para as crianças comerem.

OBS: Dependendo da potência do seu microondas talvez você terá que colocar por mais 30 segundos.

Pode-se também fazer o brigadeiro da forma tradicional fica ao seu critério… Mas dessa forma é mais rápido.

Captura de Tela 2015-10-30 às 16.12.39

3). Coloque numa forma untada com manteiga e coberto com um plástico untado também. Quem tem compartimento de resfriamento pode usar por uns 30 minutos. Quem não tiver coloca no freezer. Longe das carnes. Como o brigadeiro está em tabuleiro de metal. E metal conduz bem a temperatura não deve levar muito tempo para esfriar. Fique de olhe e veja depois de uns 30 minutos!

4). Coloque as avelãs e sementes de girassol em um tabuleiro e asse por 15 minutos. Depois de 15 minutos erialnumbers.ca retire do forno. E deixe esfriar! Desligue o forno.

5). Enquanto isso vamos fazer a decoração! Coloque os outros 50 g de chocolate picado numa vasilha própria para microondas. O importante aqui é derreter o chocolate lentamente para que não talhe, não queime (afinal a quantidade é bem pouca), fique quente demais para trabalhar e perca seu brilho uma vez que secar. Eu sei que parece como há muitas coisas podem dar errado. Mas respire fundo. Coloque a tigela no microondas por 20 segundos, retire e misture com auxilia de uma colher, coloque por mais 20 segundos (sem a colher), misture e assim que o chocolate começar a derreter (2), coloque por 10 segundos, retire misture bem!
Captura de Tela 2015-10-30 às 16.12.53
Se houver ainda pedaços, coloque por mais 10 segundos desta vez misture bastante e gradualmente irá observar que o chocolate se torna mais viscoso (5) com uma temperatura bem morna, assim que notar que não há mais pedacinhos reserve…

6). Enfileire alguns biscoitos de maizena com a parte dos furinhos para baixo, pode colocar em um prato ou uma tábua limpa pronto para confeitar!

7). Retire as avelãs do tabuleiro e descasque (retire a pele). Na minha experiência as avelãs que não descascam estão geralmente ruins. Então descarte-as!

8). Agora vamos ao saco de confeitar alternativo: coloque uma das pontinhas do saco em um copo que servirá de suporte. Vire a “boca” do saco para fora do copo de forma que fique na parte externa do copo (2)

Coloque o chocolate dentro da abertura preparada do saco (3).

Captura de Tela 2015-10-30 às 16.13.04

Pegue o que sobrou do saco (que não tem chocolate e gire de forma a não ter ar no saco junto com o chocolate (4). E faça um furinho bem pequeno na ponta do saco de confeitar.

O (5) é uma fotogaleria minha mão direito segurando o “saco de confeitar”, repare que eu estou prendendo a parte retorcida do saco com o corpo do meu polegar… Eu controlo quanto sai do saco com a ponta do polegar, com o indicador, e com o dedo médio…. Para dar direção ao saco uso minha mão esquerda… Para apontar o caminho… Você pode praticar em um prato antes de tentar fazer no biscoito… Alternativamente, passe uma camada grossa de chocolate na ponta de cada chocolate e depois de seco… Raspe delicadamente uma cruz ou qualquer outro símbolo em cada biscoito. E reserve na geladeira.

Captura de Tela 2015-10-30 às 16.14.51

9). Agora é só montar… Misturar as uvas (se a sua criança é bem novinha talvez seja bom picar as uvas), avelãs, sementes de girassol, colocar o biscoito e cobrir com as raspas de chocolate que poderiam muito bem ser Oreo, ou Trakinas, sem o recheio, triturados. Daria o mesmo aspecto de terra! E bom apetite!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *