Aventuras Maternas

6 perigos mais comuns para crianças entre 5 e 9 anos

365095-Cuidado-com-a-segurança-das-crianças-na-cozinha-1-600x600Depois que a criança aprende a falar e andar, a preocupação com a segurança diminui, certo? Errado! É justamente quando os pequenos ficam mais independentes, que os papais precisam ficar ainda mais de olho no que eles estão fazendo. Com tanta imaginação e nenhuma noção de perigo, as crianças de cinco a nove anos dependem muito dos nossoscuidados para não sofrerem acidentes. Descubra quais são as situações mais perigosas nessa fase de acordo com o Ministério da Saúde:

1º lugar – Afogamentos: crianças adoram água, mas esse tipo de diversão precisa ser sempre fiscalizado. Enquanto os filhos estão na piscina ou no mar, os pais precisam ficar juntos ou pelo menos de olho, com muita atenção. Tomar medidas em casa como cercar o acesso à piscina ou cobrir quando ninguém está usando também são boas medidas.

crianças na piscina

2º lugar – Atropelamentos: não é somente para atravessar a rua que as crianças precisam andar de mãos dadas com os pais. Além desse cuidado básico, também vale a pena manter os filhos bem pertinho quando estiver passando na calçada de vias muito movimentadas. Ensinar o significado do sinal e de algumas placas de trânsito também pode ajudar a manter o seu pequeno seguro.

3º lugar – Acidentes em veículos: a partir dos quatro anos de idade as crianças não precisam mais usar cadeirinha, mas isso não significa que a segurança no banco de trás pode ser deixada de lado. Até os sete anos de idade os pequenos precisam usar uma espécie de assento especial elevado e daí em diante o cinto de segurança deve ser usado em todas as viagens – mesmo nas mais curtas.

4º lugar – Quedas: nessa idade é normal que a criança viva caindo durante as brincadeiras que faz com os amiguinhos, mas é importante que os pais trabalhem um senso de autopreservação na própria criança. Ele pode até ouvir a mamãe quando ela fala para parar de correr, mas precisa saber que, quando está sozinho, não pode subir em uma árvore alta ou em cima de uma cadeira para não se machucar.

pulando playground

5º lugar – Acidentes de bicicleta: é ótimo que o seu pequeno tenha aprendido a andar de bicicleta, mas brincar sobre duas rodas precisa ter algumas regras. Nada de brincar em ruas onde passem muitos carros e nem de ir para longe de casa.

6º lugar – Queimaduras por fogo: nessa idade as crianças ainda não conhecem todo o poder do fogo e essa ausência de medo pode fazer elas ficarem mais próximas do que deveriam. Para evitar acidentes, mantenha o seu pequeno longe de fogões e churrasqueiras – dois dos principais vilões nessa fase.

 

Fonte: Playkids

               

Sobre o autor Ver todos os posts

samyleal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *