Aventuras Maternas

Castelo RÁ-TIM-BUM: A Exposição

Castelo RÁ-TIM-BUM: A Exposiçãosobre a mostra

A exposição em homenagem aos 20 anos da estreia da série infantil abriga cenários, fotos, figurinos dos personagens e objetos de cena do programa exibido pela TV Cultura de maio de 1994 a dezembro de 1997.Curador: André Sturm. Realizada em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

ATENÇÃO: Só será autorizada a entrada nas galerias, impreterivelmente, até às 20h30.

Você tem duas maneiras de visitar a exposição:
1) Sem agendamento> basta chegar e aguardar na fila comum (por ordem de chegada)
2) Com agendamento> Agende aqui a sua visita! Saiba mais no rodapé desta página.

Exposição
Entrando no castelo os visitantes têm a oportunidade de conferir mais de 21 espaços, incluindo 12 cenários recriados de forma fiel ao programa como a Biblioteca, Laboratório de Tíbio e Perônio, Sala de Música e da Lareira, Cozinha, Quarto da Morgana, Ninho dos Passarinhos e Lustre do Castelo.

Nestas salas, os visitantes veem de perto peças recuperadas e restauradas especialmente para a exposição, como objetos de cena, maquetes, croquis e figurinos, além de bonecos originais dos personagens Gato Pintado, monstro Mau e réplicas da cobra Celeste e botas Tap e Flap.

Bastidores
Documentos originais que registram o início do projeto também estão expostos. Entre eles, testes de elenco e as diretrizes pedagógicas que balizaram a criação dramatúrgica, além de roteiros originais e estudos de cenografia.

O público também pode conferir mais de 30 trechos de depoimentos especialmente gravados por atores do Castelo Rá-Tim-Bum e pela equipe de produção do programa.

Sobre o programa
Com a colaboração de 250 profissionais – diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores pedagogos – o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

O Castelo é uma criação do diretor Cao Hamburger e do dramaturgo Flávio de Souza, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.

Saiba como agendar a sua visita à exposição 

>> O agendamentos serão de hora em hora: 09h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30 (último horário).

>> Cada CPF poderá fazer 1 agendamento por dia e dá direito de levar até 3 acompanhantes.

>> A visitação à exposição é gratuita.

Para realizar o agendamento (gratuito):

>> O visitante deve fazer o download gratuito do aplicativo Ingresso Rápido na Apple Store ou no Google Play.

>> Após o cadastro, basta fazer login, selecionar a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição e reservar o ingresso. Depois, quando chegar ao CCBB, ir em “Meus Ingressos” no próprio aplicativo e apresentar o QR Code ao monitor para receber a senha que dá acesso à visita.

>> O agendamento também poderá ser realizado pelo site www.ingressorapido.com.br. Na aba Agenda Rio de Janeiro, procurar o evento Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição. Nesse caso os usuários precisarão trazer o ingresso impresso.

Caso o usuário não possua acesso à Internet, o mesmo poderá fazer o agendamento na Bilheteria. Mas vale ressaltar que o acesso no mesmo dia dependerá do número de visitantes na ocasião.

Fonte: CCBB

O bibliotecário Gato Pintado na biblioteca do Castelo

O bibliotecário Gato Pintado na biblioteca do Castelo

Oficina do Castelo

Oficina do Castelo

Sala de música do Castelo

Sala de música do Castelo

 

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *