Aventuras Maternas

Ar x Ventilador

Imagem: Internet

Imagem: Internet

Dormir com ar condicionado ou ventilador? Eis a questão. O que parece uma pergunta boba, na realidade segue na cabeça de vários pais quando chega o período mais quente. E se tratando de Rio de Janeiro, então, essa questão torna-se ainda mais presente.

Há quem diga que ar condicionado faz mal, que resseca. Já outros, que ventiladores causam resfriado por causa do vento direto. Camila Monza, mãe de Rodrigo, de 7 anos, conta que embora ela e o filho tenham bronquite, a escolha pelo ventilador foi pela preferência mesmo. Porém, ela diz que caso ele durma no ar, é bastante provável que acorde mal. “Pode ser uma rinite, sinusite, até mesmo crise de asma.”, explica. Perguntada sobre algum alerta de médicos sobre o assunto, ela diz que já ouviu inúmeras opiniões, mas segue sua experiência de quem conviveu com bronquite uma vida toda. “Com certeza ventilador é bem melhor. Mesmo o ar estando com manutenção em dia, filtros limpos etc, o problema é o clima seco no ambiente.”, complementa.

Já Ana Carolina Castilho, mãe de Miguel, de 7 anos, e Antônio, de 4, que também dormem com ventilador, comenta que como as crianças nasceram em São Paulo, e lá a cultura de ar condicionado não é igual a do Rio, mesmo sentindo muito calor, ela e o marido não acostumaram as crianças com o ar por opção. “Eles já dormiram no ar em hotel, em avião, e não acontece nada, pois não são alérgicos”.

Para o pediatra Daniel Becker, nenhuma doença piora com ar condicionado ou ventilador – muito importante deixar isso claro. “Ar condicionado é ar frio e seco saindo de uma maquina, e o filtro deve estar sempre limpo.  Assim não causará nenhum tipo de doença. Ventilador nada mais é que vento em movimento. Também não causará nenhuma doença. Ar não gera bactérias nem nenhuma doença, é uma superstição sem fundamento”, explica. “O ar condicionado, por resfriar e ressecar, pode eventualmente dar um pouco de tosse em crianças alérgicas. É uma reação a secura do ar. O indicado nesses casos colocar umidificador ou uma toalha molhada bem aberta no quarto”, completa.

Portanto, busque a maneira mais confortável para sua família na hora de escolher, pois, em se tratando de saúde, não existe problema em nenhuma das duas formas de se manter mais fresco. Mas lembre-se: ventiladores ainda consomem menos energia que ar condicionados. Desta forma, a conta e o planeta agradecem.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *