Aventuras Maternas

Praça do Pomar vira praça das crianças em outubro

image004
Durante todo mês de outubro, a Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, será ocupada pela criançada. O espaço verde, localizado no centro do Jardim Oceânico, receberá a primeira edição do Projeto Amigos na Praça, nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, no horário das 9h às 14h, com entrada franca.  Durante esses quatro finais de semana, atividades como troca de livros para crianças e adultos, contação de histórias, teatro de fantoches, musicalização, oficinas de estamparia e de brinquedos de sucatas vão se revezar no espaço, totalizando mais de 20 atividades recreativas. O evento tem patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.  Se chover forte, uma nova data será agendada.

Com mais de mil metros quadrados, a Praça Professor José Bernardino, mais conhecida como Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, tem espaço de sobra para receber a programação do Amigos na Praça, que começa às 9h, com um Sebinho, que vai promover troca de livros infantis, mas também contará com um espaço diversificado para os adultos fazerem trocas de livros e de CDs.  No troca-troca, o livro vale uma ficha, que vale outro livro e, para participar, crianças e adultos devem levar livros em bom estado e sem rasura.  Uma área com tendas e cadeiras vai possibilitar que os pequenos leitores façam um test-drive literário.

O Sebinho permanece todo o tempo de duração do evento, enquanto outras atividades vão acontecendo no espaço. O grupo Gato Mia será responsável por várias atividades recreativas, a partir das 10h, como oficina de brinquedos de sucata, oficina de massinha e contação de história.  O espaço “Brincando como antigamente” vai levar o público a uma viagem no tempo, com brincadeiras de antigamente que fazem sucesso até hoje, como pular corda, amarelinha, elástico, bola de gude e pipas.

A turma do Moleque Mateiro abre seu tapete verde, a partir das 10h30, para oferecer uma oficina de horta caseira e ensinar noções de educação ambiental para os pequenos cultivadores.  Logo depois é a vez de Beatriz Bessa e sua oficina de musicalização tomarem conta do espaço a partir das 11h30, levando a turma pequena a cantar e dançar músicas de composição própria. O Circo Macaco Prego entra em cena para fechar a programação, a partir das 12h, com um show que mistura música e teatro, onde todos tocam e brincam juntos.

Nos outros finais de semana, a programação infantil continua, com teatro de fantoches Papa Vento, Dudu, o palhaço Cientista, o grupo Costurando Histórias – com seus tapetes cheios de contos e outras oficinas, como a de carimbos.

Amigos na Praça foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

 

Amigos na Praça

Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) – Barra da Tijuca
Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro – 9h às 14h
Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado
Faixa etária – 0 a 10 anos
Entrada Franca
Se chover, o evento será agendado para uma nova data

Confira a programação:

Dia 8/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Música para Brincar

12h30 – Circo Macaco Prego

Dia 15/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Costurando Histórias

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

Dia 22/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Papa Vento (Teatro de Fantoches)

12h30 – Circo Macaco Prego

Dia 29/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *