Aventuras Maternas

Conheça o Projeto Uçá de limpeza da Baía da Guanabara

uca_mangueVocê já ouviu falar no Uçá? É um crustáceo com 10 patas articuladas, que aparece em regiões de manguezal, na costa brasileira. Há quem o confunda com o guaiamum, outra espécie de caranguejo. Ambos fazem parte do cardápio de muitas famílias brasileiras, mas ele também está associado à preservação ambiental e é o símbolo do Projeto Uçá, sediado em São Gonçalo.

O bichinho foi escolhido como símbolo, pois é alimento, sustento de famílias e vem sofrendo com a degradação desenfreada que a Baía da Guanabara está passando. E desde 2012, diversas ações com a participação de professores, alunos, governos, jornalistas, pescadores, empresários, e o melhor de tudo: as famílias do estado através de temas importantíssimos de Educação Ambiental, tais como consumo consciente; eficiência energética e conservação de recursos naturais). 

Por meio do apoio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto também dissemina informações, aumentando o conhecimento sobre a espécie e seu ecossistema, o manguezal. Promovendo a sustentabilidade, visando contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região leste da Baía de Guanabara e seu entorno e hoje atua em três estados:  Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, desenvolvendo ações diretamente com comunidade de pescadores e catadores de caranguejo da área do entorno da APA de Guapi-Mirim, e conscientização com crianças através de material gráfico e movimentos ao ar livre.

Além disso, através do projeto, já foram reflorestados 18 hectares de manguezais na APA de Guapi-Mirim, além de terem realizados eventos de educação ambiental em escolas, museus, praças, entre outros, atendendo em 3 anos mais de 70 mil pessoas e durante o período de reprodução do caranguejo são selecionados catadores de caranguejo para participarem da operação LIMPAOCA, e vão aos manguezais para retirarem os resíduos sólidos (lixo) encontrados na estação ecológica. Mais de 10.000 quilos de lixo já foram retiradas da Baia de Guanabara através desta ação.

Que tal pensar no projeto como inspiração? Afinal, se não deixarmos lixo nas areias e no mar, serão bem menos resíduos prejudicando o meio ambiente! Dê o exemplo para seus filhos e faça a sua parte!

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *