Aventuras Maternas

Projeto social leva música para crianças vítimas de violência

emcantoA música possui um poder transformador. Isso é um fato! Então, imagine o que esta forma de arte pode fazer por crianças que passaram por sofrimentos tão precocemente? Vítimas de violência, abuso, abandono e risco social foram abraçadas por notas musicais em um bonito projeto social que nasceu em 2016: o “Em’Canto Infantil”. Nos versos de cada canção criada por elas, um novo olhar para vida nasce. 

Desenvolvido pelo educador social Juliano de Paula Silva, o projeto atende crianças e adolescentes entre 04 e 15 anos acolhidos em um SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) na Zona Leste de São Paulo.

As crianças recebem aula de canto e expressão corporal, aprendem a tocar instrumentos variados e têm aulas teóricas de música, história, arte e filosofia. O grande diferencial do grupo são as composições próprias e o uso de materiais recicláveis para produzir os instrumentos musicais, confeccionados por elas mesmas. Para interpretar as canções, as crianças fazem uso de adereços e fantasias, já que não podem ser expostas publicamente.

O projeto busca inserir os pequenos em um contexto que favoreça o desenvolvimento social e cognitivo, trabalhando a música de forma terapêutica e lúdica. “A música por si só é inclusiva e capaz de oferecer às crianças o sentimento de pertencimento social, colaborando na superação de suas próprias histórias”, conta o educador.

Vale ressaltar, inclusive, que o grande objetivo do projeto “Em’Canto Infantil” não é a formação de músicos e artistas profissionais, pois dessa forma levaria invariavelmente à exclusão os que não atingirem as habilidades necessárias. A preocupação está no desenvolvimento psíquico, emocional, social e educacional dos indivíduos, especialmente porque ao completarem 18 anos essas crianças são automaticamente “desacolhidas”, retornando às Com isso, as drogas e a prostituição se tornam alvos fáceis para atingi-los.

E para manter o sucesso do projeto, foi lançada a campanha de financiamento coletivo “Em’Canto Infantil: Música e Sonhos” pelo site Kickante. A meta é alcançar R$ 47 mil pelos próximos 50 dias. O valor arrecadado impulsionará o projeto dando condições do mesmo ser auto sustentável ampliando o atendimento e o levando a outras instituições; dando capacidade de contratar profissionais qualificados em música; oportunidade para compra de instrumentos e o maior objetivo de todos: a gravação de um CD do grupo. 

Vamos embarcar nesse projeto e transformar essa realidade? Para contribuir com a campanha basta acessar o link https://www.kickante.com.br/campanhas/emcanto-infantil-empoderar-atraves-da-musica, clicar em “Quero Contribuir” e escolher o valor que deseja doar. Depois é só seguir as instruções de pagamento.

Caso tenha alguma dúvida ou desejar entrar em contato conosco envie um e-mail para emcantoinfantil@gmail.com ou mande um whatsapp para 11 97958-3692.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *