Até o dia 10 de abril, o Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro vai promover a quinta edição da Semana de Conscientização do Autismo. O evento marca o Dia Mundial do Autismo, celebrado em todo o mundo no dia 2 de abril. Com o tema “Autismo e suas possibilidades”, a programação é voltada para pais, educadores, autistas e o público em geral. As atividades giram em torno das exposições “Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”, em cartaz no até o dia 10 de abril; e “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”. Estão previstas visitas mediadas às exposições, contação de histórias, diversas atividades educativas e uma mesa redonda com especialistas no assunto. A entrada é gratuita.
Não é incomum o autismo ser tratado como limitação. Mas como atentar para as possibilidades do autismo? Essa é uma das questões que a Semana de Conscientização do Autismo – 5ª edição pretende responder. Por toda a semana, acontecem atividades vivenciais voltadas para crianças e adultos autistas, como o Espaço Sensorial (que convida a uma experiência lúdica). E ações educativas e informativas para familiares, educadores e o público em geral, como o Música em Cena (apresentação dramatizada da história da construção do MASP – Museu de Arte de São Paulo).
“Queremos que as pessoas atentem para o que é possível ao invés de olhar só para o que não pode ser feito, para o que não acontece e para o que não dá certo”, explica Camila Oliveira, Coordenadora Educativa do Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro. “Em permanente busca pelo atendimento de todos os públicos, a questão da acessibilidade sempre foi uma prioridade para o CCBB. Em 2005, fomos reconhecidos com o Certificado de Acessibilidade Nota 10, prêmio instituído pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em março de 2014, o CCBB Rio recebeu a certificação de acessibilidade em uma ação da SMPD – RJ (Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro). Além dos critérios operacionais e da capacitação dos funcionários, nossa programação é voltada para a inclusão. Em 2017, comemoramos cinco anos da Semana de Conscientização do Autismo e esperamos ampliar a reflexão sobre a inclusão de pessoas autistas, inclusive nos espaços culturais”, declara Fabio Cunha, Gerente Geral do CCBB Rio.
Abaixo, a programação:
Visitas Mediadas
A atividade visa a provocar reflexões por meio de conversas entre educadores, visitantes e as obras expostas no CCBB. Há roteiros para todos os tipos de público: escolar, famílias, jovens e adultos, pessoas com deficiência.
Dias: todos os dias, exceto terças-feiras
Hora: dias úteis, 11h e 17h; sábados e domingos 12h
*Horários sujeitos a alterações.
Laboratório Aberto
A atividade propõe experiências, vivências e reflexões, estimulando novas leituras do mundo por meio de ações relacionadas ao tema da exposição.
Dias: sábado e domingo
Hora: 14h até 16h
Local: Salão de Inverno
Atividades: A Forma do encontro – Como você enxerga o outro? Até que ponto aquilo que você vê é parte de si mesmo? Opus Corpus – O que é estar em uma obra? Como meu corpo se comportaria em determinada atmosfera?
Espaço Sensorial
Na exposição “Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”, o corpo humano aparece em diferentes épocas, sujeitos a um tempo histórico, um tempo coletivo. O Espaço Sensorial convida o visitante a experimentar um momento que faz do indivíduo um coletivo, permitindo se perceber em outro tempo e por outro alguém.
Horários com acompanhamento de Educadores: segunda, quarta, sábado e domingo: de 9h até 18h; quinta e sexta-feira: 9h até 12h e 16h até 18h
Local: rotunda do CCBB
Música Em Cena: “MASP – Um só Coração”
Atores e músicos contam a história da criação do MASP (Museu de Arte de São Paulo); o encontro de Assis Chateaubriand com Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, a construção do edifício e a formação do acervo do museu.
Dias: segunda e sexta
Hora: 14h
Local: Teatro III
Em Cantos e Contos
Por meio da contação de histórias, a atividade propõe um novo olhar sobre o acervo da exposição. O formato das apresentações das histórias é sempre uma surpresa. A atividade é para toda a família (crianças a partir de cinco anos).
Data sábado e domingo
Hora: 11h e 16h
Local: Sala 18, 4º andar
Visita Teatralizada
Personagens que dialogam com a exposição “Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP” circulam pelo prédio para contar diferentes histórias através dos séculos.
Dias: segunda, quarta, quinta e sexta-feira
Hora: 12h e 16h
Livro Vivo
Atividade lúdica que visa a relação dos visitantes com o objeto livro, estimulando o interesse pela leitura.
Dias: sábado e domingo
Hora: 13h
Local: Biblioteca infanto-juvenil, 5º andar
Acolhimento e Conscientização
Espaço de recepção dos visitantes e acolhimento de autistas. Lounges com tapetes e almofadas em formato de corpo convidam o público a entrar no espírito da programação de uma forma divertida, com informações sobre o tema autismo. As atividades promovem experimentações sensoriais.
Data: até 10 de abril
Hora: 9h até 18h
Local: rotunda
Público-alvo: Pessoas autistas e seus familiares/responsáveis
Possibilidades
Numa encenação, atores e músico mostram as dificuldades e, principalmente, as possibilidades das pessoas com o transtorno do espectro autista. São abordados os sintomas, a dificuldade de relação com a sociedade, a ‘culpabilização’ dos pais e as possibilidades de convivência harmoniosa.
Data: até 10 de abril, exceto dia 6
Horário: 17h
Local: Salão de Chá – 2º andar
O CCBB Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e por ordem de chegada(sujeito à lotação do espaço). Telefone (21) 3808-2020. Produção da Sapoti Projetos Culturais.