Aventuras Maternas

Novo livro traz relatos de famílias que lidam com crianças autistas

autismo

Ao longo dos seus 15 anos de experiência no tratamento de crianças e autistas, a fonoaudióloga Danielle Damasceno precisou lidar com diversos casos de discriminação relacionadas a pessoas com este transtorno e, no dia 6 outubro, apresenta alguns destes casos no livro “O autismo entre nós”, editado pela Reflexão, na Livraria da Travessa do Barra Shopping.

O livro traz um olhar apurado e sensível da fonoaudióloga sobre relatos de famílias com filhos portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista). O resultado traz à tona a realidade das famílias que convivem com a desinformação e com o preconceito da sociedade. “A proposta não é ‘curar’ uma criança autista, mas tornar a vida de toda a família mais feliz, de acordo com a nova realidade. Nossa sociedade precisa se preparar para receber o diferente​”, diz a autora.

“O que a história dessas famílias pode ensinar para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, professores, mediadores, e outras tantas famílias na mesma situação?”, questiona Danielle, que revela na obra as grandes dificuldades que a criança autista encontra para ser incluída na sociedade. “As pessoas não sabem conviver com o diferente. A sociedade não está preparada para receber o diferente. Vamos mudar isso?”, completa.

Ao longo do livro, os leitores vão poder entender o dia a dia da criança autista em quatro tópicos: Autismo, Transtornos, Família e Saúde. Por meio de uma abordagem prática, é possível entender a importância da participação das famílias nas abordagens multidisciplinares, que vão desde terapias desenvolvimentistas até metodologias pedagógicas.

O lançamento será na sexta, 6 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Barrashopping (Av. das Américas, nº 4.666).

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *