Aventuras Maternas

Mãe empreendedora: MomIdeias

Tatiana, Roddy e Manu, em um fim de tarde de sol – alegrias possíveis para quem trabalha em home office

Uma mãe que optou por largar o mercado formal de trabalho para se dedicar ao ofício de ser mãe. Parece uma história muito ouvida hoje em dia, não é mesmo? Mas a realidade é que cada vez mais mulheres estão conseguindo, ainda que com inúmeros desafios, equilibrar a equação mãe e profissional. E o melhor: se saindo muito bem!

E um dos exemplos dessa nova full time mãe e profissional é Tatiana Lopes, mãe de Manuela, de quase três anos. Revisora de grandes agências de publicidade, ela percebeu, ainda antes de pensar em engravidar, que trabalhar em home office seria algo viável. Entraria em jogo uma rotina mais flexível de trabalho todos os dias – muitas vezes até trabalhando mais que dentro das agências -, mas sairiam as horas perdidas no trânsito, a violência urbana, o estresse e, depois que engravidou, o medo de ficar longe da filha e não acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento.

Manu e seus irmãos peludos – a realização de acompanhar de perto cada momento feliz da filha

Tudo ia muito bem, até que, em 2015, depois de Manuela nascer, ela perdeu clientes com a crise na economia brasileira e a insegurança bateu. E, naquele momento, com a nascimento da filha, o medo só aumentou. Mas como toda mulher é mestre em fazer de um limão, uma limonada, Tatiana aproveitou o momento e, no lugar de se desesperar, levantou, sacudiu a poeira e começou a esboçar um sonho antigo: virou ilustradora, uma paixão antiga, e criou a MomIdeias.

Mas essa mudança não foi tão fácil quanto parece. Mesmo acostumada a fazer trabalhos de arte para amigos e família, tendo estudado Estilismo/Desenho de Moda e feito faculdade de Design, ela não se achava capaz de seguir esse caminho. Mas, um dia, a irmã pediu para ela criar uns convites de aniversário e, depois de prontos, soltou a seguinte frase: “Você devia fazer isso profissionalmente”. E ali foi o start. “A Manu foi a coragem, e minha irmã foi o incentivo”, conta, sorrindo.

Um dos trabalho da MomIdeias

Ela, então, formalizou a empresa, começou a pesquisar nomes, concorrentes, estudou, fez um planejamento básico, e esperou alguns meses até lançar a agência no Facebook. “Pesquisei sobre redes sociais, conversei com amigos. Confesso que posterguei ao máximo o lançamento da Mom, talvez por medo. Escolhi o nome MomIdeias, porque eu me lancei em grupos de mães empreendedoras. Então, o nome MOM veio a calhar, junto com IDEIAS, pois esta é a matéria-prima do meu trabalho”, explicou. “Reuni portfólio com materiais que eu já tinha feito há alguns anos. Tudo com ilustração própria. Senti que esse era o caminho”, complementou.

E assim um novo caminho começou a ser traçado. Hoje, com algum tempo de estrada, já surgiram duas propostas ainda mais desafiadoras: estamparia e tatuagem. “Mais uma correria para estudar esses dois universos. Estudar os processos de ilustração e padronagem, aprender recursos novos dos programas que eu utilizo, referências etc. Também revitalizei a marca de uma agência de turismo lá dos EUA e fizemos outro projeto. Hoje, estou estudando avidamente pra me aprimorar e seguir com ilustração, principalmente de estampas, que é algo que realmente amo”, pontua. Os desenhos da Mom seguem um estilo de ilustração vetorial, com inspiração em desenhos feitos à mão e pintura em aquarela, além de desenho de moda, florais e temas oníricos para as estampas de cenário.

Trabalho de Tatiana para uma agência de turismo dos EUA

Mas embora vitoriosa em seu empreender, Tatiana enfrentou inúmeros desafios, como a administração do tempo. Afinal, lidar com uma criança, mesmo buscando criar uma rotina para ela, é sempre imprevisível. “Fazer serviços de rua também é complicado, pois não tenho com quem deixar Manu. Mas atualmente estou direcionando meu trabalho pra ser realizado o máximo possível no plano virtual, e pretendo deixar alguns serviços físicos cada vez menos frequentes”, comenta. “Eu nem sei como consigo dar conta. Acho que nem dou, às vezes. É muito puxado ser mãe em tempo integral, mas é uma escolha minha. Mas, por incrível que pareça, Manu me estimula. O dia a dia com uma criança de dois anos, desenhando, pintando e brincando, me ajuda muito com a criatividade, é um estímulo.”, complementa.

O futuro? Tatiana vai seguir sendo mãe em tempo integral de Manu e seus irmãos caninos, criando, desenhando e inspirando a todos ao seu redor. E se o mercado formal a surpreender com uma mega proposta para voltar para agências e a rotina que tinha anteriormente? “Não iria. Em primeiro lugar, quero cuidar da minha filha em tempo integral. E a MomIdeias é a realização de um sonho que sempre foi possível, mas que, por medo, eu deixei de lado. Essa liberdade já é algo de que não abro mão”, complementa.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *