Aventuras Maternas

Gestantes devem estar atentas à saúde bucal

Crédito: Site Bekia Padres

Com a gravidez, o corpo todo da mulher sofre mudanças, inclusive a saliva. Essas alterações podem influenciar também a saúde bucal. Portanto, durante essa fase, é imprescindível que as futuras mães tenham um bom acompanhamento odontológico.

Uma das principais queixas das gestantes é a sensação de boca seca, o que aumenta o risco de cáries e inflamações. Os enjoos matinais, comuns no início da gravidez, também podem ser prejudiciais à saúde bucal, já que deixam a saliva mais ácida, um fator que contribui para desmineralizar os dentes. O hábito de bochechar e utilizar flúor é recomendável nesses casos.

A gengiva merece bastante atenção, pois é muito comum a presença da chamada “gengivite da gravidez”, caracterizada por gengiva avermelhada e sangramento durante a escovação, consequência do aumento dos hormônios estrógeno e testosterona.  Em alguns casos, a inflamação estimula a produção da substância hormonal prostaglandina, que pode provocar contrações uterinas e até mesmo acelerar o trabalho de parto.

Uma maneira simples de evitar tudo isso é manter uma boa higiene bucal – com uso diário do fio dental e escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia. Também são muito importantes as visitas ao dentista, para se certificar de que está tudo certo.

Lentes de contato dentais

Quanto à estética dental, o especialista Guilherme Rocha, da clínica Royal Odontologia, explica os cuidados que elas devem ter na escolha do tratamento: “O clareamento dos dentes não é tão recomendado para gestantes e mães novas, porque elas podem acabar ingerindo o produto químico, o que não seria indicado na gravidez nem no período de amamentação”, assinala.

Uma boa alternativa são as lentes de contato dentais, camadas de porcelana ultrafinas que se sobrepõem aos dentes, deixando-os com a cor e o formato desejados pelo paciente. “É uma maneira rápida de ter o sorriso dos sonhos e não apresenta nenhuma contraindicação para mães e gestantes”, completa Guilherme Rocha.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *