Aventuras Maternas

Projeto Cuidado e Higiene do Bebê

O nascimento de um bebê não traz apenas uma nova vida, mas também uma rotina diferente para quem compartilha as descobertas, os desafios e as emoções dessa chegada. Pais e familiares se deparam com dúvidas e inseguranças pelo caminho, intensificadas por uma pressão social que ignora as diferentes formas possíveis de cuidado e afeto. A troca de experiências surge como uma solução para famílias encontrarem apoio e lidarem com as expectativas, dúvidas e medos naturais dessa fase, fortalecendo a confiança que nasce do conhecimento.

Para ajudar os pais a descobrirem seus bebês de forma afetiva e confiável, a Sikana, organização que produz e distribui conteúdo audiovisual com o propósito de acelerar a transmissão de conhecimentos educativos essenciais, lançou um programa online sobre Cuidado e Higiene do Bebê, em parceria com o projeto Saúde Criança e a marca Granado.

A série busca desenvolver em 19 vídeos uma relação íntima sobre os cuidados com bebês, através de um elenco de famílias de diferentes perfis, além de médicos e especialistas no desenvolvimento infantil. São reunidas dicas profissionais, explicações medicinais e depoimentos genuínos sobre os cuidados na primeira infância, e a importância deles na construção de um ser humano saudável. Assim, o programa serve de orientação e inspira criativamente não apenas mães e gestantes, como também pais e cuidadores para promoverem uma saúde integral para os bebês.

“Esse é o momento em que o bebê começa a se habituar com o universo além do útero, onde ele se sentia acolhido e presenciava somente as sensações que partiam de sua mãe. O nascimento traz uma rotina completamente diferente para as pessoas que irão se relacionar com aquela criança. Nessa série queremos compartilhar saberes que beneficiam tanto as crianças quanto os adultos”, explica Ana Clara Mattoso, da Sikana.

Os episódios reúnem temas como Psicologia do toque, Higiene íntima, Prevenção de assaduras, Meditação para bebês, Cuidados ao sol, Shantala (massagem relaxante), entre outros, e são fruto de um trabalho colaborativo em parceria com o Saúde Criança, projeto social fundado em 1991 por Dr. Vera Cordeiro, que com os pilares saúde, educação, renda, cidadania e moradia, vem transformando a vida de milhares de famílias com uma metodologia própria. A marca Granado apoiou a série, como parte de seu engajamento social, trazendo conhecimentos técnicos sobre a questão da higiene e uso dos produtos adequados.

Atualmente, a Sikana disponibiliza em seu canal online mais de 2.300 vídeos e contabiliza mais de 130 milhões de visualizações de seus vídeos na plataforma. O lançamento segue o propósito da Sikana de acelerar a transmissão de conhecimentos, compartilhando online vídeos gratuitos, validados por especialistas, que dão acesso a um conteúdo confiável sobre habilidades práticas e empodera pessoas e seus saberes, apresentando personagens e experiências reais com os quais cada um pode se identificar.

O conteúdo, originalmente em português, estará disponível para download gratuitamente no site Sikana.ong, e para visualização no canal Sikana Brasil, no Youtube, com futura difusão para França, Inglaterra e o resto da América Latina.

Veja a lista completa dos episódios da série Cuidado e Higiene do Bebê:

Parte 1: Relação afetiva pais e bebê
Afetos e a criação de sinapses
Psicologia do toque
Autonomia do bebê

Parte 2: Higiene do bebê
Como prevenir assaduras
Limpar orelhas, nariz e unhas
Limpeza do coto umbilical
Troca de fraldas
Higiene íntima
Descamação do couro cabeludo
Higiene bucal dos primeiros dentes
Escolha de produtos para bebês
Kit bebê
Desinfetar utensílios para bebês

Parte 3: Cuidados com o bebê
Shantala
Meditação para o bebê
Cuidados ao sol
Exterogestação
Banho do bebê
Os 5 sentidos do bebê

Link para o programa:
https://www.sikana.tv/pt-br/health/babycare
https://www.youtube.com/user/SikanaBrasil

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *