Aventuras Maternas

Animais sustentáveis

Após decidir viver sem produzir lixo e levar uma vida mais ecologicamente correta, Cristal Muniz, blogueira e autora do livro “Uma vida sem lixo” (editora Alaúde), que vive com uma gata e uma cachorra, descobriu que existem diversas alternativas melhores tanto para lidar com o lixinho que os seus pets geram, como para cuidar da saúde deles.

Abaixo, segue uma lista de alternativas mais sustentáveis para o dia a dia com pets:

Alimentação:

  • Substituir a ração seca e comum, que é um alimento industrializado, repleto de compostos que podem ser nocivos, como conservantes, corantes e outros. Uma ótima opção a longo prazo é a Alimentação Natural (AN). A AN simula a dieta original dos cães e gatos na natureza, priorizando as carnes e vísceras, incluindo alguns vegetais. Existem três opções de AN: crua com ossos, crua sem ossos e cozida sem osso. Essa última é a mais aceita pelos bichinhos.
  • A AN pode ser feita em casa, mas você precisa pesquisar e se informar antes de sair dando pedaços de carne crua para o seu pet. Algumas empresas já fazem AN personalizada para o seu bichinho, talvez você encontre na sua cidade.

Banho:

  • Gato não precisa tomar banho. Eles se limpam naturalmente se lambendo o dia todo. Banhos são estressantes e desnecessários, salvo raras exceções (doenças, cirurgias, infestação de pulgas etc.). Já os cachorros podem tomar banho, mas não com a frequência que a gente normalmente dá. Segundo a Cristal, o ideal é dar a menor quantidade de banho possível, a cada três semanas – mas se o cachorro estiver limpinho, pode ficar mais tempo sem.
  • Na hora do banho, você pode comprar um sabonete natural. Existem alguns sabonetes especiais para serem usados em cães, feitos com óleos essenciais que ajudam na prevenção de pulgas e outros parasitas, são os chamados óleo essencial de neem (lê-se nim) e óleo essencial de melaleuca ou tea tree.

Necessidades:

  • Para os cachorros – use um sanitário canino, que é tipo uma caixinha de areia para cães. Não precisa colocar nada dentro, como fraldas ou jornais, para absorver o xixi, como as marcas recomendam. Para limpar, lave o sanitário com água todo dia no tanque da área de serviço. Se tiver muito cheiro de xixi, passe um pouco de vinagre. Uma vez por semana, lave com sabão e bicarbonato de sódio e enxágue bem. O cocô é só pegar com uma pazinha, igual à de limpar caixinha de areia de gatos, e jogar no vaso sanitário. Nenhum lixo nesse processo todo.
  • Para os gatos – Use uma caixinha de areia com uma areia biodegradável. Cristal recomenda as que são feitas de madeira, com uma serragem fininha comprimida em rolinhos. Essa areia absorve muito mais que as areais comuns, diminuindo muito o cheiro do xixi dos gatos. Para descartar é só jogar no vaso sanitário. Como ela se transforma em pó de madeira, o risco de entupimento é quase nulo.
  • Fora de casa – Use folhas grandes de árvores para pegar o cocô e descartar em canteiros onde ninguém pisa e nenhuma criança brinca, fica escondido para não dar cheiro e não tem nada comestível por perto. Quem mora em casa, pode enterrar no quintal.

Informações: Assessoria de Imprensa

 

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *