A Mondelēz International anuncia um novo compromisso na área de sustentabilidade com metas a serem cumpridas até 2025: utilizar apenas embalagens recicláveis e disseminar informações sobre reciclagem em todo o mundo. A empresa atuará por meio de parcerias para que as embalagens possam ser coletadas e recicladas em mercados do mundo inteiro. O compromisso faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia e apresenta uma visão de longo prazo para gestão de embalagens sem desperdício.
O anúncio reflete o novo propósito global da empresa de empower people to snack right, ao oferecer para as pessoas o snack certo, no momento certo, feito da maneira certa. Isso inclui garantir que todos os produtos da empresa sejam fabricados com ingredientes de origem, forma de produção e entrega sustentáveis, e impacto positivo ao longo da toda a cadeia de fornecimento.
“Como líderes globais em snacks, assumimos o compromisso de utilizar materiais de origem sustentável e embalagens recicláveis como parte da nossa contribuição para reduzir o desperdício de embalagens e estabelecer uma economia sustentável”, afirma Rob Hargrove, vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Inovação da Mondelēz International. “O desperdício de plástico e seu impacto no planeta é uma questão ampla e sistêmica com a qual nossos consumidores se importam profundamente e requer uma resposta holística. Juntamente com parceiros de toda a indústria, bem como entidades públicas e privadas, podemos ajudar a desenvolver soluções práticas que resultem em um impacto ambiental positivo.”
Foco na redução dos resíduos de embalagens
A estratégia de longo prazo da companhia para reduzir os resíduos de embalagens será viabilizada por meio de duas frentes: facilitar e engajar os consumidores no processo de reciclagem de embalagens, e dar suporte para que coligações do setor melhorem suas taxas de reciclagem. Para atingir esses objetivos, a empresa se compromete com as seguintes ações:
• Todas as embalagens serão feitas com material reciclável até 2025. A empresa fornecerá as diretrizes de projeto para economia sustentável aos desenvolvedores de embalagens, definirá prioridades e identificará materiais a serem usados ou evitados em toda a sua gama de embalagens;
• Todas as embalagens em papel serão produzidas de forma sustentável até 2020;
• 65 milhões de quilos de material de embalagem em todo o mundo serão eliminados até 2020. Isso reforça a conquista já alcançada pela empresa de remover 53,5 milhões de quilos de material de embalagem desde 2013, e está em consonância com o compromisso de utilizar a quantidade correta de material para manter os produtos frescos e seguros, minimizando a quantidade de embalagens;
• Informações sobre reciclagem serão disseminadas aos consumidores até 2025. A companhia tornará mais fácil aos consumidores reciclar ou reutilizar os pacotes de produtos após o uso, dada a vasta gama de sistemas de reciclagem locais em todo o mundo;
• A empresa apoiará coalizões setoriais e parcerias público-privadas para desenvolver uma infraestrutura para gerenciamento de resíduos, redução de desperdício e melhoria das taxas de reciclagem.
Evolução contínua
Ao aperfeiçoar continuamente o design das embalagens, a Mondelēz International já fez progressos substanciais para minimizar seu impacto ambiental. A maioria das embalagens já é reciclada, reciclável ou pronta para reciclagem. Cerca de 75% de suas embalagens são de vidro, papel ou metal e cerca de 70% das embalagens de papel são de fontes recicladas. Centenas de programas de otimização reduziram as embalagens nos últimos anos.
Desde 2013, Mondelēz Brasil, em parceria com o Carrefour e a Tetra Pak, vem trabalhando para reduzir os impactos ambientais no País, com a instalação de 122 centros de reciclagem espalhados pelas lojas da rede de supermercado em 53 cidades brasileiras. As unidades permitem o recolhimento de aproximadamente 150 toneladas de materiais recicláveis por mês, beneficiando mais de 2,6 milhões de pessoas.
No Reino Unido, as embalagens da Cadbury Heroes foram redesenhadas para usar 17% a menos de plástico, resultando em 30% menos caminhões para transportá-los. Na Ásia, Oriente Médio e África, melhorias nos pacotes para transporte de chocolate economizaram mais de 1 milhão de quilos de papelão ondulado. Nos Estados Unidos, as embalagens de biscoitos Oreo ficaram 23% mais finas, o que reduziu a necessidade de quase 1,5 milhão de quilos de embalagens por ano.
Para saber mais sobre os esforços da empresa para gerar um impacto positivo para as pessoas e o planeta, acesse o Relatório de Impacto do Crescimento de 2017.
Informações: Assessoria de Imprensa.