Aventuras Maternas

Árvore de Livros leva leitura ao Instagram

Janine Rodrigues

A Árvore de Livros, plataforma de leitura digital para escolas, lança em novembro a primeira edição do projeto “Histórias da Árvore”, que adapta trechos de livros para o Instagram Stories. A intenção é aproximar a literatura do universo jovem, instigando os leitores a consumirem esse tipo de conteúdo de uma nova forma.

O primeiro livro escolhido é “Nuang: Caminhos da Liberdade” (Editora Piraporiando), de Janine Rodrigues, que conta a história de uma princesa negra em busca de liberdade, trazendo características da cultura afro-brasileira e africana.

“É muito afetuoso este projeto. Ele toca em duas questões importantes para crianças e adultos: a imaginação e a curiosidade. E tão gostoso quanto ler é ser instigado a realizar a leitura.”, conta a autora. Em seu trabalho, Rodrigues busca unir diversão, leitura e reflexão, ajudando crianças a se tornarem mais tolerantes.

Na prática

A leitura é feita como qualquer story. Há um tempo determinado em que a página fica estática até que passe para a próxima imagem. Ao clicar à direita da tela, o usuário avança. Já à esquerda, volta. Pressionando a tela no campo indicado, mantém a folha fixada por um período maior que o padrão de 12 segundos.

A empresa montou um mini-tutorial de navegação para quem ainda não tem tanta intimidade com a ferramenta, dando dicas de como realizar a leitura.

A ideia foi inspirada no projeto Insta Novels, da Biblioteca Pública de Nova York, que adapta clássicos da literatura inteiros para o Instagram, como “Alice” e “Metamorfose”.

“É muito importante que a literatura se modernize e esteja alinhada ao universo dos novos leitores. É desta forma que conseguimos dialogar com esse público, desmistificando a ideia de que ler é algo massante e duro”, pontua Matheus Perez, gerente de acervo da Árvore de Livros.

Em tempo: “Nuang: Caminhos da Liberdade” está disponível desde o dia 01 de novembro, no mês da Consciência Negra. Todo mês a empresa lançará um novo título em seu Instagram oficial (@arvoredelivros), deixando-os disponíveis em seus Destaques.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *