Aventuras Maternas

Recife sedia, pela primeira vez, Simpósio Internacional de Parto Humanizado

Com intuito de levar o conhecimento científico e melhores práticas obstétricas além do eixo Sul/Sudeste (onde frequentemente são realizados congressos médicos), o principal Simpósio de Assistência ao Parto da América Latina estreia o l SIAPARTO Nordeste, que será realizado entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife – PE. Dedicado aos profissionais da saúde interessados em transformar a assistência brasileira ao parto a partir de ensaios clínicos e estudos atuais, referendados por pesquisadores nacionais e internacionais, a edição Nordeste do principal Simpósio sobre Parto Humanizado da América Latina reunirá mais de mil pessoas, entre congressistas, palestrantes, expositores, profissionais e estudantes.

Para Leila Katz, presidente do I SIAPARTO NE, mestre em Saúde Materno Infantil pelo IMIP, doutora em tocoginecologia pela UNICAMP, coordenadora da UTI Obstétrica do IMIP, Militante feminista, pela humanização do parto, nascimento e pelos direitos reprodutivos e mãe de Sara Maria e Nani, além de debater as melhores práticas médicas em busca do atendimento respeitoso ao parto, que envolve o protagonismo da mulher durante a gestação, parto e puerpério, o SIAPARTO Nordeste, assim como as edições de São Paulo, tem como objetivo trazer em pauta a diversidade na assistência ao parto. “Haverá mesa sobre o racismo na assistência obstétrica e saúde da população indígena na perinatalidade”, destaca. “No Brasil a taxa de mortalidade materna é altíssima. Está entre as maiores do mundo, e calcula-se que 95% das mortes maternas que ocorrem sejam evitáveis”, enfatiza, Leila.

A programação conta com mais de 50 temas divididos entre palestras e mesas de debates, que abordarão temas como pré-natal coletivo, burnout entre os profissionais do parto, práticas integrativas e complementares no parto, entre outros. “Embora seja um simpósio de assistência ao parto, há também temas sobre neonatologia e amamentação, uma vez consideramos todas as necessidades que envolvem o atendimento dessa mulher”, esclarece.

Nos dias 10 e 11 de abril acontecem as oficinas pré congresso. Destaque para a oficina de Spinning Babies, forma inovadora de auxiliar o parto, que contará com a obstetriz norte americana Tammy Ryan. Aulas como emergências obstétricas, reanimação neonatal e temas difíceis em amamentação, também estão na programação desses dois dias de evento que antecedem o simpósio.

Assistência ao parto em números

O Brasil hoje é o país com o maior percentual de partos cesárias do mundo. O dado do Ministério da Saúde (MS) aponta que diferentemente da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) –  que apenas 15% dos nascimentos devem ocorrer por via cirúrgica – no Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 55% dos nascimentos são via cesariana. Na saúde suplementar o número é ainda mais preocupante, chegando a 84%.

Serviço:

I SIAPARTO Nordeste

Data: 12 a 14 de abril de 2019

Pré–Congresso (Siaparto)

Data: 10 e 11 de abril de 2019

Inscrições: www.siaparto.com.br

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *