Aventuras Maternas

Núcleo Tatiana Serra inaugura 1° Espaço Integrado da Terapia ABA

No próximo dia 03 de agosto, o Núcleo Tatiana Serra de Intervenção e Formação Comportamental inaugurará o 1° Espaço Integrado da Terapia ABA de São Paulo. O Núcleo Tatiana Serra é uma clínica de atendimento comportamental destinada exclusivamente à intervenção precoce de crianças com autismo. “Será um espaço integrado que unirá intervenção precoce, formação de profissionais e ensino intensivo dos pais e familiares. O núcleo colocará em prática a teoria que a literatura científica garante ser a mais eficaz no tratamento de crianças com autismo”, explica Tatiana.

A Terapia ABA – Applied Behavior Analysis -, traduzida para o português como Análise do Comportamento Aplicada, é uma ciência com vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre as variáveis que afetam os comportamentos. No Brasil, ficou mais conhecida a partir do tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA tem a sua eficácia comprovada cientificamente no ensino de crianças e adolescentes com TEA e outros atrasos no desenvolvimento.

A terapia inicia-se com uma avaliação para identificação das habilidades e comportamentos funcionais e disfuncionais já adquiridos pela criança/adolescente. Em seguida, é elaborado o programa de treinamento individualizado. O foco é ensinar novas habilidades, promover comportamentos funcionais e reduzir os comportamentos inadequados, bem como melhorar e ampliar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. “O Espaço Integrado também promoverá o treinamento in loco dos profissionais em terapia ABA. Montamos um espaço grande e conseguiremos atender simultaneamente vários alunos em dias de curso”, comenta a diretora Fernanda Nisihara.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *