Aventuras Maternas

Leitura para crianças: conheça 05 livros que ensinam valores ao seu filho

A leitura é importante na vida de todos e, na infância, pode ir muito além do entretenimento e alfabetização. Ela é uma forma lúdica de educar brincando, ensinando e apresentando diversas reflexões sobre temas complexos e também diários aos pequenos.

Abaixo, a jornalista Paula Martini, mãe da Nina, de 4 anos e da Mel, de 2, dá algumas dicas de livros que ensinam valores essenciais para os filhos.

“A Lição das Árvores”, Roberto Parmeggiani – o livro tem o texto do educador Roberto Parmeggiani e traz de uma maneira diferente um pensamento sobre as diferenças entre as pessoas e o modo de se relacionar com a natureza. Os personagens do livro são Enrico e Paola, colegas de sala que são amigos, mas que apresentam personalidades bem diferentes. Através de uma construção de analogias com elementos da natureza, o professor ensina os meninos a lidarem com o que é diferente de uma forma poética. As ilustrações são de Atílio Palumbo e é indicado para crianças a partir de 4 anos.

“As Vantagens de Ser Invisível”, Stephen Chbosky – o livro conquistou os adolescentes do mundo inteiro pela forma como ele aborda a entrada na adolescência. O roteiro de Stephen Chbosky apresenta Charlie, um garoto que conta através de cartas a um anônimo os dramas da vida adolescente. A descoberta da sexualidade, o uso de drogas e a vida na escola são algumas das coisas discutidas por Charlie de uma forma dinâmica e atraente. O livro ainda é recheado de referências da cultura pop, da literatura e do cinema. É indicado para crianças com mais de 10 anos.

“A Tribo da Lakota”Gabriella Zubelli e Fellipe Teixeira – uma encantadora coletânea com cinco livros que ensinam aos pequenos valores, virtudes e lições sobre amizade, solidariedade, trabalho em equipe, otimismo, humanidade, responsabilidade, compaixão e gratidão. As crianças se encantarão com as histórias lúdicas e ilustrativas conduzidas por Lakota, uma lobinha aventureira que, juntamente aos outros personagens da Tribo resolvem problemas, fazem amigos, ajudam o próximo e, então, redescobrem o valor e a importância de ouvir o próprio coração. Inspirada na filosofia xamânica que busca o reencontro do homem com os ensinamentos da natureza e com o seu propósito interior, pais e filhos irão se deliciar com a proposta da leitura que valoriza não só a natureza, mas todas as formas de nos relacionarmos com o mundo, a importância do amor, da amizade, e da gratidão, de forma lúdica e alegre.

“Flicts”, Ziraldo – Clássico da literatura infanto-juvenil, o livro Flicts aborda com muita delicadeza o fato de que todo mundo possui um valor próprio. Um mergulho no estranhamento de se reconhecer uma cor como diferente mostra que toda personalidade é importante e tem o seu lugar.

“Meus Dois Pais”, Walcyr Carrasco – Conta a história do pequeno Naldo, que vivencia uma separação dos pais. Com a necessidade da mãe em mudar de cidade, Naldo vai viver com o pai, que já mora com um amigo no seu apartamento. Com o tempo, o menino descobre que o pai é gay e passa por toda uma reflexão sobre o assunto até entender que a sexualidade em nada interfere no amor que os pais sentem pelos filhos.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *