Aventuras Maternas

Pela Estrada a Fora

Pela primeira vez, a Bienal do Livro Rio dedica um pavilhão inteiro ao público infantil. É para ele a maior atividade do evento: “Pela Estrada a fora…” – área cenográfica de 500 m² que convidará os pequenos a viver uma experiência imersiva e sensorial como se estivessem em uma floresta, dentro de um grande livro pop-up que ganha vida.

Com curadoria de Martha Ribas, Rona Hanning e Carolina Sanches, do Ler Conecta, o espaço traz três tocas ilustradas com desenhos que remetem a fábulas, lendas e contos clássicos. As crianças poderão andar livremente por lá, experimentando texturas, gradação de luz para passagem de tempo, sons de bichos e da natureza. Haverá ainda uma clareira, onde as editoras comandarão uma série de atividades, e uma cabana que recria a floresta à noite. Com grandes almofadas e iluminação indireta, este será um cantinho para estímulo da leitura entre as famílias e os pequenos.

O espaço das crianças foi pensado nos mínimos detalhes, para que os pequenos visitantes se sintam mesmo dentro de um livro. O trabalho de ilustração é feito por três artistas plásticas do universo infanto-juvenil. Mariana Massarani, premiada ilustradora e escritora com mais de duzentos livros, em sua maioria para crianças, é a responsável pela área do amanhecer na floresta, inspirada nas fábulas. Para as águas da floresta, Marilda Castanha (autora e ilustradora de “Pindorama, Terra das Palmeiras”, vencedor do Jabuti de ilustração e o Prêmio de Melhor ilustração pela FNLIJ) traz seus traços inspirados nas lendas. Anabella Lopez, ilustradora argentina radicada no Brasil e vencedora do Prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, traz para fora das páginas os contos clássicos que permeiam o imaginário das crianças.

O Espaço Infantil contará com apresentações do Lona na Lua, associação cultural e social sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de Rio Bonito – RJ, através de um modelo de arte inclusiva baseado no teatro, na música, na dança e no cinema, estimulando o surgimento de jovens críticos e conscientes. Além disso, uma programação especial para os pequenos acontece em todos os dias de evento com contação de história, bate-papo com autores, oficinas e mais. A programação completa pode ser vista no site da Bienal: https://www.bienaldolivro.com.br.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *