Aventuras Maternas

Colégio Marista São José Tijuca promove carnaval sustentável

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Marista São José Tijuca estão se preparando para curtir um carnaval mais sustentável. Durante a semana, os adolescentes usarão o laboratório de química para a produção de sombras feitas com argila branca, confetes ecológicos com folhas secas das árvores da unidade e o bioglitter comestível, com gelatina incolor e pó de corante.

“O glitter biodegradável substitui perfeitamente o convencional e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, evitando a poluição do oceano e danos à fauna marinha. Infelizmente, o glitter (convencional) é um vilão do meio ambiente, pois é composto de camadas de plástico e alumínio cortado em pequenos pedaços. Esses materiais não são biodegradáveis, o que impede a reciclagem ou reutilização, uma vez que o tamanho das partículas impossibilita a sua captação para tais ações”, explica a professora de Química Ana Beatriz Escada Ferreira.

Na sexta-feira (21), das 9h30 às 10h30, todo o material produzido será usado pelas turmas no Carnamarista, tradicional baile de carnaval do colégio. As turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio receberão a visita de integrantes da Tijuquinha, bateria mirim da Unidos da Tijuca, da Comunidade do Borel, que desfila no Grupo Especial do Carnaval do Rio. Durante a festa, o professor de História, André Diniz, compositor de samba-enredo e historiador, dará uma aula da história do Carnaval, a partir das letras de sambas-enredo.

Considerando o contexto do Rio de Janeiro e a crise da água, como ato educativo, político e social, os alunos estarão enfeitados, mantendo o colorido e brincando o carnaval, mas com a intencionalidade de conscientizar as pessoas a não poluírem a água, recurso natural indispensável à vida, e a não agredirem o meio ambiente.

Para o CarnaMarista Infantil, as crianças vão construir instrumentos musicais de percussão reaproveitando materiais do nosso dia a dia. Ao final, farão um grande desfile de fantasias de forma interativa, apresentando estandartes, com elementos folclóricos e de identidade cultural.

Informações: Assessoria de Imprensa.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *