Aventuras Maternas

Dicas de como organizar a limpeza da casa sem estresse

Manter a casa sempre limpa e organizada não é uma tarefa tão fácil. Além de exigir tempo e dedicação para as tarefas domésticas, precisa-se saber se organizar para otimizar a limpeza de forma que não fique muito exaustivo e que se consiga dar conta de todos os cômodos e detalhes para serem limpos. A melhor ferramenta para o sucesso na rotina da limpeza é o cronograma.

Cronograma de limpeza

Para montar um, você primeiro deve listar todas as atividades relacionadas a limpeza que você tem na sua casa. Isso inclui: tirar lixos, trocar e lavar roupa de cama, limpeza de vidros, limpeza de armários da cozinha e dos banheiros, lavar roupa etc. Enfim, adicione tudo que você considera que deve entrar na sua rotina de limpeza.

Quando você ver a lista completa, poderá até se assustar, pois há muitas atividades que envolvem a limpeza e organização de uma casa. Porém, fique calma que o cronograma vai lhe ajudar. Com o auxílio de um calendário, divida essas tarefas durante as semanas. Por exemplo, trocar a roupa de cama é apenas uma vez na semana, então defina o dia para essa atividade. Limpar os vidros, uma vez a cada dois meses pode ser o suficiente, então defina isso.
No final das contas, você verá as tarefas diluídas nas semanas e verá que é bem fazível e você conseguirá dar conta.

Veja agora os benefícios do cronograma de limpeza:

Benefícios de um cronograma

1. Você não precisa perder tempo pensando o que você deve fazer no dia, o cronograma já estará definido, você se preocupará somente em agir.
2. A sua casa estará sempre limpa e organizada, pois a cada dia você estará cuidando de um detalhe e nada ficará esquecido, sem limpar ou organizar.
3. Você não sentirá que não conseguirá dar conta, pois as tarefas estarão bem diluídas. Ou seja, você fará um pouquinho a cada dia e logo isso já entrará na sua rotina.

4. Você tem controle do seu cronograma, por isso, faça uma divisão de tarefas que você consiga dar conta e se sentir bem com o cumprimento do cronograma.
5. Você economizará tempo, pois como a limpeza é feita de forma frequente, nenhum cômodo estará muito sujo, o que demandaria mais tempo para limpar e deixar organizado.

6. Se você não mora sozinho, a ajuda do cronograma pode facilitar você pedir ajuda dos seus familiares para que você não fique sobrecarregada todos os dias.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *