Aventuras Maternas

10 dicas para os pais ensinarem seus filhos a desenhar

A pandemia do Coronavírus tem trazido muitos desafios para população. Entre outros aspectos, os pais precisam lidar com o home office e ao mesmo tempo com as crianças, que tiveram as aulas suspensas. Manter os pequenos em casa é prioritário, mas nem sempre é fácil, é preciso ter jogo de cintura para buscar meios de aprendizado e entretenimento.

Fernanda Gutiyama, líder de conteúdo original da PlayKids, uma das maiores empresas mundiais em conteúdo para crianças, dá dez dicas para os pais ensinarem os pequenos a desenhar e participarem dessa atividade com eles. Além disso, o PlayKids app tem disponibilizado conteúdo grátis toda semana para ajudar nesse desafio.

• Não existe certo ou errado: Deixe a criança curtir o momento! A cada rabisco, a criança já desenvolve suas habilidades motoras, a criatividade e a autoexpressão. Ela não precisa de nenhuma instrução, pode se expressar livremente por meio do desenho, é natural para ela interagir bem com essa atividade. Geralmente as crianças adoram desenhar, mesmo as menores. Você pode sentar-se ao lado dela, observar e conversar, mas sem tentar ensinar. Se ela desenhar pessoas voando, não tem problema, ela aos poucos desenvolverá a noção espacial e perspectiva visual. Corrigi-la agora pode afetar sua autoconfiança.

• Criatividade livre: Acompanhe o processo e incentive-a! Não precisa colorir as folhas de uma árvore de verde por exemplo, a árvore pode ser roxa, o céu pode ser verde. Deixe-a livre para criar e tente não pressioná-la, dê estímulos positivos. Você vai se surpreender! É muito legal deixar a criança desenvolver o ponto de vista dela dos desenhos. Supervisione apenas os materiais que a criança está usando, de acordo com a idade. Para crianças mais novas, giz de cera mais grosso e um papel em branco já se transforma em diversão.

• Formas geométricas: Aprender as formas básicas de quadrado, círculo e triângulo por exemplo, é uma boa base para aprender também a desenhar, pois a criança começa a enxergar e distinguir o formato das coisas ao seu redor. No aplicativo da PlayKids, temos um episódio especial sobre isso, “A Música das Formas”, da série “Eu Amo Aprender”.

• Observação de ambiente e da natureza: Estimule a observação das crianças. Todo momento é um novo aprendizado e observar a natureza, a sala de estar, a escola pode trazer repertório na hora de soltar a imaginação. Muitas cores e formatos diferentes também contribuem, por isso é interessante que a criança perceba os objetos e tente reproduzí-los como conseguir por meio do desenho. No aplicativo da PlayKids, por exemplo, existe a série original “Luneta Mágica”, que ajuda na compreensão das relações de espaço e o que está ao nosso redor.

• Exercitar coordenação motora: O aprimoramento da coordenação motora se dá de diversas formas: por meio de brincadeiras de montar objetos, o uso da massa de modelar ou até mesmo aprender a amarrar o cadarço, por exemplo, são atividades que ajudam no processo para melhorar as habilidades motoras para desenhar. É interessante mesclar o desenho com atividades manuais também, misturar a construção de coisas com o ato de desenhar e transformar o desenho em parte do processo. A série “SuperHands”, também da PlayKids, é uma série de “faça você mesmo” para os pequenos, que ensina a montar brinquedos e objetos divertidos com material reciclável e papel.

• Experimentar materiais diferentes: Usar tinta guache (não tóxica), lápis de cor, giz de cera e outros tipos de materiais é um ótimo estímulo para a criança praticar, pois ela experimentará novas texturas, consistências e vai desenvolver as técnicas diferentes que cada material permite. É importante que os pais supervisionem os materiais para garantir o bem-estar dos pequenos, mas é bem natural para as crianças a curiosidade de descobrir para que serve um material e como ele pode ser usado.

• Brincadeira de contornar as bordas de um objeto: Um exercício muito estimulante para as crianças fazerem acompanhadas é brincar de contornar objetos, ou a própria mão. O pequeno poderá observar as formas e usar a criatividade para colorir a imagem ou recriar a imagem. Basta pegar em casa alguns objetos de formatos diferentes, posicionar em cima de uma folha de papel, contornar com lápis ou canetinha e deixar que a imaginação faça o restante.

• Compor imagens juntando formas geométricas: Um dos melhores jeitos para qualquer um aprender a desenhar é juntando as formas geométricas como base para fazer outras formas mais complexas, como o jogo Tangram. Se juntarmos um triângulo e um quadrado formamos uma casa, por exemplo. Vale, inclusive, usar as formas para a criança criar animais, outros objetos e até fazer colagens.

• Jogos de colorir e desenhar: Outra forma de exercitar a coordenação motora e a criatividade é usar jogos e apps de desenho. São milhares disponíveis e eles não só entretém como desenvolvem noção de espaço nas crianças. No PlayKids app, temos um jogo para ensinar a desenhar, o “Vamos desenhar”, que mostra o passo a passo de como fazer objetos e animais de forma bem simples, além de jogos de colorir com vários opções de desenhos e outras ferramentas.

• Montar uma exposição de arte: Monte uma exposição de arte em casa! Além de juntar a família para um momento de troca, carinho e diversão, os pequenos vão adorar expor o que fizeram e receber a opinião dos pais, que para eles é muito importante nesse momento. Dessa forma, a criança pode observar seu desenvolvimento e se sentir estimulada a progredir cada vez mais. Quem sabe você não tem um próximo Maurício de Sousa na sua casa?

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *