Aventuras Maternas

Organização familiar em tempos de isolamento social

Com o advento da Covid-19, grande parte da população está isolada em casa como forma de prevenção ao avanço do coronavírus. Isso tem levado a uma nova situação: compartilhar o mesmo teto 24horas por dia, sete dias por semana e por tempo indeterminado. Nessa vida contemporânea, estamos acostumados a ficar juntos nas refeições, nos passeios, nos finais de semana, nas emendas de feriados, nas viagens, nos momentos em que a vida é mais leve. Mas, agora, com a quarentena, é todo mundo junto o tempo todo.

Para que esta convivência mais intensa se torne tranquila, é necessário continuar mantendo determinadas rotinas na vida da família. A Personal Organizer Elaine Gouvêa, especialista em Organização Familiar, tem ótimas dicas para mamãe que está com seu pequeno em casa, tem todas a tarefas do dia a dia para administrar e que recebeu o acréscimo das atividades escolares e recreativas dos pequenos somado ao trabalho home office.

“É importante que que os pais se organizem fisicamente e psicologicamente. Tudo o que puderem fazer para buscar o equilíbrio é importante para o atual momento. Neste quesito, a organização vai contribuir muito”, ressalta Elaine Gouvêa.

Cardápio Semanal

Planejar o cardápio semanal e a lista de compras do mercado. Este é o primeiro passo para que a organização da casa não saia dos trilhos. “Não existe nenhum segredo ou truque para a elaboração. Fazer um bom levantamento de dados é o início e a base de tudo. Comece fazendo um rápido inventário dos alimentos na geladeira (incluindo restos de refeições e alimentos), freezer e despensa. Anote quantos dias você vai ao mercado durante a semana, quantas pessoas vão fazer as refeições em casa e quais serão essas refeições. Também é interessante saber quais as preferências e restrições, e anotar pratos que são feitos com frequência (toda semana, quinzenalmente) a pedido ou por hábito. As respostas a essas questões vão delinear o cardápio. Tenha tudo isso anotado porque vai trazer muito mais tranquilidade”.

Ritmo Familiar

De acordo com Elaine Gouvêa, é importante manter o ritmo diário familiar. “Não precisa acordar no mesmo horário todos os dias. Vou dar um exemplo pessoal: normalmente minhas filhas acordam às 06h. Hoje elas estão se levantando às 07h30. Porém, é necessário seguir um padrão. Ou seja, ter horário certo para as refeições, momento da higiene, hora para atividades escolares e recreativas, como também o horário de dormir para que, quando tudo voltar ao normal, as crianças não sintam tanto a diferença”.

Estando em casa as crianças precisam de atividades e estas devem ser programadas dentro desta nova rotina, para possibilitar maior segurança aos pequenos.

“A rotina vai possibilitar que os pequenos se orientem na relação tempo-espaço e se desenvolvam. Uma rotina para crianças é um instrumento construtivo, pois permite que os filhos estruturem sua independência e autonomia, além de estimular a socialização. Se o dia a dia da criança é desorganizado, isso pode causar a sensação de estresse e irritabilidade.

É importante que eles se sintam seguros e que tenham estabilidade, inclusive emocional”, assegura a especialista em organização familiar.

“Os pais também se beneficiam da estabilidade deles, para poder desenvolver suas atividades corporativas que agora estão inseridas dentro da casa”.

Equilíbrio

A especialista comenta que tem ouvido de muitas mães que elas estão indo dormir muito mais tarde do que o de costume, porque estão ocupadas demais durante o dia. “Isso não faz bem nem para o corpo nem para a saúde emocional, porque no dia seguinte ela estará muito mais cansada, sem energia e sem condições psicológicas para dar atenção à nova demanda familiar. Isso acaba refletindo em muitos aspectos, como falta de paciência, por exemplo. E com as crianças isso é muito delicado”, adverte. “É necessário se equilibrar e manter uma agenda organizada para dar conta de todas as tarefas que exigem maior atenção. Uma casa em harmonia leva em consideração não apenas o espaço físico, mas toda energia que circula neste ambiente. A harmonização de uma casa proporciona equilíbrio a todos que ali vivem!”, finaliza a Personal Organizer Elaine Gouvea.

Confira o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=o_p3QqOc1_s)

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *