Aventuras Maternas

Seu chuveiro queima com frequência? Conheça 6 dicas para resolver esse problema

Um dos problemas recorrentes e incômodos em casa é a queima frequente do chuveiro elétrico. Segundo especialistas, existem vários fatores e razões para isso acontecer e quando o episódio se repete com frequência é preciso observar e identificar o problema.  A boa notícia é que os motivos não são tão complexos assim. 

Em alguns casos, é preciso chamar um técnico especializado, mas, em outros, talvez não seja tão necessário. O engenheiro eletricista João Carlos Lima, professor do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica (www.lojaeletrica.com.br), ensina seis dicas de como proceder com o “chuveiro queimado”. Então, fique atento!

  • Se é você mesmo que realizará a troca o chuveiro, tenha os seguintes cuidados:

Antes de realizar a troca, desligue o disjuntor do chuveiro. O disjuntor está instalado na caixa de circuitos de sua casa e apresenta maior capacidade de corrente. Nunca utilize plugues e tomadas para a instalação do chuveiro.

Após isso, faça a conexão dos fios utilizando os conectores adequados. Não utilize fita isolante, pois o vapor da água quente faz com que ela perca aderência e isso pode causar curto-circuito na instalação.  Antes de energizar o chuveiro, abra o registro e deixe correr água fria pelo aparelho, isso evitará a queima da resistência e permitirá também verificar se existem vazamentos. O fio terra (fio de cor verde ou verde e amarela) é fundamental para a segurança do usuário, pois protege contra a fuga de corrente. Caso sua instalação não possua sistema de aterramento, não ligue o fio verde em nenhum dos condutores.

  • Atenção à troca de resistência

A troca é simples e os fabricantes informam o procedimento correto para efetuá-la no próprio encarte do resistor. Caso não se sinta seguro para fazer a troca, os vendedores das lojas especializadas em materiais elétricos são habilitados para isso. 

  • Durabilidade da resistência

Isso dependerá do uso. Quanto mais quente estiver a água, maior o desgaste da resistência. A pouca pressão também pode provocar maior aquecimento da peça, reduzindo a sua durabilidade. 

  • A água esfria com frequência

Os motivos mais comuns são: falta de energia elétrica; desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro; queima da resistência e redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.

  • Potência boa combina com fiação correta

Um chuveiro de alta potência instalado em uma rede elétrica com fiação fraca provoca uma queda da tensão (voltagem), sendo essa necessária para que a resistência consiga aquecer a água. 

  • Observe a pressão da água

Quando a pressão da água é muito alta, o chuveiro não consegue realizar o aquecimento devido ao grande volume que passa pela resistência. Nesses casos, é necessário instalar o redutor de pressão que acompanha o kit de instalação do produto. Em algumas instalações existe a possibilidade de transformar a alimentação de 127v em 220v. Isso permite a instalação de chuveiros de maior potência, o que resulta no aumento da temperatura da água. Entretanto, nesses casos, é necessário contratar um profissional eletricista.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *