Aventuras Maternas

4 dicas de como trabalhar a educação infantil nas aulas online

Em meio à pandemia de Covid-19 que se instalou no País, uma das iniciativas do governo para evitar o contágio e a proliferação do vírus foi fechar as escolas por tempo indeterminado. Tal medida fez com que o sistema educacional tivesse que ser adaptado ao ambiente digital, em busca de atender a essa nova realidade e dar sequência ao ano letivo. Apesar do Ensino a Distância ser uma alternativa, os professores tiveram o desafio de se reinventar para apresentar o mesmo conteúdo, mas de uma forma diferente do que o habitual nas aulas presencias.

Diante disso, Paula Salmazzo, professora de Educação Infantil no Colégio Sion Higienópolis, lista algumas dicas do que pode ser feito para utilizar a tecnologia de uma forma positiva para interagir com alunos e pais nesse novo modelo de aprendizado. “Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a Educação Infantil é uma etapa da educação completamente diferente das outras. As crianças são muito pequenas e têm necessidades e características específicas, e é comprovado que seu processo de desenvolvimento acontece de forma lúdica, baseado nas brincadeiras e, principalmente, nas interações e relações. Por isso, as sugestões que tenho aplicado com os alunos são baseadas nessas premissas”, alerta a profissional.

Confira abaixo as dicas:

1. Atividades em família

Apesar da tecnologia fazer parte da vida de muitas crianças antes mesmo da pandemia, o modelo de aula online fez com que pais e especialistas levantassem a questão sobre o tempo da criança em frente às telas. “Esse é um ponto muito importante pois, na educação infantil, por exemplo, sabemos que o corpo dos pequenos ainda está em formação. Com isso, eles não conseguem ficar sentados por muito tempo ou manter a atenção em uma atividade única por mais de alguns minutos. Se já é difícil nas atividades presenciais, imagine a distância”, explica.

Para ajudar nessa questão, a professora utiliza a plataforma interna do colégio para sugerir algumas atividades que podem ser realizadas em casa e com os pais. Em cada uma delas, os responsáveis são convidados a compartilhar o resultado no mural online do aluno. “O retorno é muito positivo, pois essas tarefas colaboram para que as famílias ampliem seus laços afetivos, garantindo um momento especial de interação, e eles gostam de registrar essas experiências juntos”, explica.

2. Fotos, imagens e vídeos

Os estímulos visuais são muito importantes para as crianças logo na primeira infância, isso colabora no desenvolvimento e aprendizado. “Levando em consideração o fato de que meus alunos ainda estão iniciando o processo de alfabetização e não conseguem ler sozinhos, em cada proposta eu procuro escrever algumas orientações às famílias para ajudá-las na organização e execução da atividade. Em alguns momentos também utilizo fotos, imagens ou mesmo vídeos explicativos gravados, pois entendo que esses estímulos acabam sendo mais envolventes para as crianças”, conta.

3. Vídeoconferência

Uma boa dica também é estudar as ferramentas para propor atividades dinâmicas, afinal os pequenos são estimulados pelo lúdico, pela brincadeira e pelo faz de conta. “Gosto de usar jogos com a minha turma, e a maioria deles trabalha a alfabetização matemática, como o bingo de números ou jogo das quantidades. Brincadeiras como forca ou leitura de histórias fazem parte de contextos de linguagem. Brincadeiras cantadas possibilitam o movimento do corpo. Passeios virtuais em museus (por meio do Google Artes and Culture) e nutrição estética com imagens também são algumas estratégias utilizadas. Outro recurso é a criação de jogos online por meio dos sites educaplay e efuturo, com os quais é possível criar jogos personalizados de acordo com o assunto trabalhado com as crianças”, comenta Paula.

4. Atendimentos individuais

Esse é um ponto muito importante, que não deve se perder com o ensino online. Apesar da distância física, o professor precisa ter sensibilidade para notar o comportamento de cada aluno. “Fora das aulas com o grupo, também tenho feito atendimentos individuais com todos os meus alunos. Muitos demonstram certa vergonha em participar com a turma inteira, mas aproveitam esse tempo individual para me contar o que tem feito ou me mostrar objetos de interesse. É uma forma de estreitar os laços e manter o vínculo”, reforça.

O Ensino a Distância exige mais interação entre a escola e a família. Diante disso, o Colégio Sion Higienópolis segue com a sua proposta pedagógica que valoriza práticas voltadas à valorização do estudante como indivíduo, de forma a despertar o potencial de cada um.

Informações: Assessoria de Imprensa.

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Priscila Correia

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