Aventuras Maternas

A Turma do Bob e Cat e a FAAP lançam curta-metragem em libras

No Dia Nacional do Deficiente Auditivo, comemorado no último sábado (26/9), A Turma do Bob e Cat e os alunos do curso de Animação da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) lançaram o curta-metragem de animação “Dente de Leite“. A produção, voltada para o público infantil, conta em linguagem de sinais a história da fada do dente de forma musicada.

“Escrevemos a letra e melodia, mas queríamos que fosse algo acessível. Por isso a parceria com os alunos de Animação, que rapidamente abraçaram a ideia e desenvolveram o curta com uma precisão de movimentos dos personagens fantástica”, destaca Renata Arisa, educadora e compositora da música, ao lado de Rúbia Arisa, Celso Molinardi, Paulo Tatit (Palavra Cantada) e Fortuna.

Foram três meses de desenvolvimento, que começou na faculdade e foi finalizado na casa de cada um dos alunos, devido à pandemia. “Foi um desafio desenvolver algo que não sabíamos, que era a linguagem de sinais. Tivemos que refazer várias vezes, porque cada detalhe iria fazer a diferença”, explica Juliana Nascimento, uma das alunas envolvidas no projeto, responsável pela direção de animação no Storyboard.

Para o professor Eliseu Lopes Filho, coordenador do curso de Animação da FAAP, o trabalho em equipe foi a peça fundamental para que tudo saísse perfeito. “Acrescenta-se a isso o profissionalismo e a criatividade dos alunos”, diz.

Para que os personagens fizessem a linguagem de sinais corretamente, a equipe contou com a ajuda de dois consultores de libras.

O vídeo completo estará disponível no Youtube.


Ficha técnica: Dente de Leite
Duração: 2 minutos e 15 segundos
Orientador do Projeto: Eliseu Lopes Filho
Direção: Victor C. Morelli
Storyboard: Juliana Nascimento
Produção: Leticia Padula Dalben

Direção de animação: Juliana Nascimento
Direção de arte: Vitória Abreu
Assistente de produção: Felipe Benvenutti
Música: A Turma do Bob e Cat, Renata Arisa, Fortura, Paulo Tatit e Rúbia Arisa (compositores). Renata Arisa, Celso Molinardi, Lucas Arisa Feat Furtuna (vozes). Vandemilson Lyra (arranjo) e Mario Aphonso III (flautas e saxofone).
Montagem: Felipe Benvenutti

Equipe de alunos:
Arthur Afonso
Carolina Assaf
Felipe Benvenutti
Felipe Neves
Juliana Pádua Puggina
Juliana Britto
Juliana Nascimento
Karen Fujisawa
Leticia Padula Dalben
Luana Carlquist
Marcella Didier
Marcela T.
Marina Azzi
Pedro Rigamonti
Sarah Marques Levy
Vitória Abreu
Victoria Silvestre
Victor C. Morelli

Consultores de Libras:
Rosineide de Andrade Soares e Bruno Ramos da Silva

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *