Aventuras Maternas

Programação do “Musicar – Festival de Música Infantil” abre espaço para webinars para o público adulto

O Musicar – Festival de Música Infantil, que deu início a sua programação 100% virtual no dia 10 agosto, apresenta, a partir do próximo dia 21/10 (quarta-feira) uma série de webinars voltados para o público adulto. Pais e educadores poderão assistir a discussões que reunirão especialistas nos temas música, brincadeira e infância. As entrevistas serão realizadas ao vivo, com transmissão pelo Youtube, mediadas pela curadora do festival Bebel Nicioli. Maior festival de música infantil do país, o Musicar na Nuvem segue até o dia 15 de novembro, transmitindo mais de 50 atrações voltadas para toda a família. O festival conta com o patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No dia 21/10, a psicóloga, fonoaudióloga e empreendedora Silvia Carné e a professora de música e artes dedicada à educação da primeira infância Marcia Lorenzoni estarão juntas no webinar que discutirá “A Música e o Brincar na Infância”.

Já no dia 28/10, o tema será “Educação Musical: um jogo chamado música”, que levará duas grandes especialistas para o debate: a professora, pesquisadora, bacharel em piano e doutora em comunicação e semiótica Telma Alencar de Brito e a também professora, cantora, musicoterapeuta e doutora em música Adriana Rodrigues.

No dia 04/11 a conversa gira em torno do tema “A Música Tradicional da Infância”, com a educadora, cantora, autora e doutoranda em música Lucilene Silva e a educadora, pesquisadora e etnomusicóloga Lydia Hortélio, que é fundadora da Casa das Cinco Pedrinhas. A atividade contará com libras e audiodescrição.

Fechando a programação de webinars, no dia 11/11, o Musicar apresentará um painel com o tema “Um olhar para o brincar”, que vai contar com a participação da escritora, curadora, roteirista e coordenadora do projeto Pesquisa Território do Brincar Renata Meirelles e do brincante formado em artes plásticas e pesquisador da cultura das crianças Adelsin.

Sobre o Musicar:

Nascido em 2017, o Musicar é o maior festival de música voltado para crianças do Brasil, com programação para todas as idades. Nele, o público é incentivado a explorar os sons em suas lúdicas manifestações, seja em apresentações ao vivo, vivências, artes, instalações interativas, brincadeiras e oficinas educativas.

É um convite às crianças para voar pelos ares da música: escutar as cores, desenhar as notas, dançar os sons. O Musicar – Festival de Música Infantil foi estruturado para apresentar às crianças uma amostra da multiplicidade e diversidade de linguagens, repertórios e vivências, de forma que possam se envolver criativamente com uma música em constante processo de invenção, exatamente como é a infância. O contato lúdico com uma música que estimule a inteligência e a sensibilidade tem se revelado importante para uma boa relação tanto entre crianças e adultos quanto entre as próprias crianças.

O festival, que já realizou três edições no CCBB Brasília e uma edição no CCBB Belo Horizonte, estrearia neste ano no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com o isolamento social e uma programação 100% on-line, as atrações agora poderão ser vistas por crianças e famílias de todo o país. As transmissões serão feitas pelo Youtube (www.youtube.com/musicarfestival) e pelo Spotify (spotify.com/user/musicar.festival).

musicar.art.br
facebook.com/musicarfestival
instagram.com/musicarfestival

Programação Webinars:

Dia 21/10 (quarta-feira)
20h – Webinar A Música e Brincar na Infância (Silvia Carné e Marcia Lorenzoni – RJ) – Youtube

Dia 28/10 (quarta-feira)
20h – Webinar Educação Musical: um jogo chamado música (Teca Alencar de Brito – SP e Adriana Rodrigues – RJ) – Youtube

Dia 04/11 (quarta-feira)
20h – Webinar A Música Tradicional da Infância (Lydia Hortelio e Lucilene Silva – BA) – Youtube (Atividade com libras e audiodescrição)

Dia 11/11 (quarta-feira)
20h – Webinar Um Olhar Para o Brincar (Adelsin – MG e Renata Meirelles – SP) – Youtube

Acesse a programação completa do Musicar em https://www.musicar.art.br/programacao

Serviço:
Musicar na Nuvem
De 10 de outubro a 15 de novembro de 2020
Youtube – www.youtube.com/musicarfestival
Spotify – spotify.com/user/musicar.festival
Acesso gratuito
Classificação etária: Livre

CCBB nas Redes Sociais:
Belo Horizonte
Facebook/ccbb.bh | Twitter/ @ccbb_bh | Instagram/ccbbbh
Brasília
Facebook/ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ccbbbrasilia
Rio de Janeiro
Facebook/ccbb.rj | Twitter/ @ccbb_rj | Instagram/ccbbrj
São Paulo
Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *