Um levantamento feito na província chinesa de Xianxim com 320 crianças e adolescentes no início da pandemia apontou, entre diversos problemas de comportamento, que 36% estão mais dependentes dos pais, 32% sofrem de desatenção, 21% tem falta de sono e 13% estão mais agitados. Como a pandemia continua sendo uma realidade, especialistas alertam as famílias a encontrarem alternativas para entreterem as crianças, como forma de minimizar os efeitos psicológicos e emocionais do isolamento e também estimular uma rotina de atividades físicas.
Profissional de educação física e mãe de duas crianças, Gabriela Cangussú ensina brincadeiras divertidas, que unem toda a família e são uma distração pra lá de saudável para os pequenos. Tudo é gravado e se transforma em aulas de exercícios online dentro da plataforma Queima Diária. Lançado em plena pandemia, o programa Divertindo as Crianças ajuda as crianças a gastarem energia e se manterem ativas, mesmo dentro de casa.
“O programa teve uma procura significativa nesse período de isolamento social. Ele foi criado para desconectar os pequenos e os pais dos celulares e redes sociais a fim de aproximar a família. O objetivo das aulas é que os pais gastem mais tempo com os seus filhos sem precisar se preocupar em como fazer isso”, explica a treinadora.
As brincadeiras foram pensadas para serem feitas em casa ou apartamento, atendendo mesmo quem tem pouco espaço. As aulas duram de 7 a 10 minutos e são divididas em 2 séries com 4 exercícios de 40 segundos cada.
Confira a seleção de brincadeiras feitas pela a especialista e as habilidades trabalhadas em cada uma delas!
Pulo e corrida do Sapo
Agache em posição de sapo (cócoras) e pule quando subir. “Estimule a criança a pular cada vez mais alto. Com certeza vocês vão cair na gargalhada”, diz Cangussú.
Outra versão da brincadeira indicada pela treinadora é fazer uma corrida. Trace uma linha de chegada no chão. Ao sinal dado, os pequenos devem imitar o sapo e sair pulando até a linha. Vence quem chegar primeiro.
Objetivo: ampliar a coordenação motora, agilidade e percepção espacial
Morto ou vivo
Quando o adulto disser: “Morto!”, as crianças devem agachar. Quando o adulto disser: “Vivo!”, as crianças devem dar um pulinho e ficar de pé. “É interessante ir aumentando o ritmo para ficar ainda mais divertido”, indica.
Objetivo: estimular a coordenação, agilidade e atenção.
Estátua
As crianças devem se movimentar imitando um animal e quando o adulto disser: “Estátua!”, elas devem parar na posição sem se mexer. Procure fazer caretas e posições engraçadas para tornar a brincadeira ainda mais divertida. Difícil é conter o riso e permanecer imóvel ao ver os pequenos copiando os bichinhos.
Objetivo: ampliar a percepção das partes do corpo e explorar a imaginação.
Informações: Assessoria de Imprensa.