Aventuras Maternas

Alienação parental: na briga dos pais, quem sofre são os filhos

Por Rosangela Sampaio

Alguém que não sente, elabora e transforma o fim de um relacionamento, é capaz desenvolver um processo de alienação parental, que não poupa nem o próprio filho.

Gostaríamos de imaginar a infância como uma época pura, livre do fardo das responsabilidades que se abatem sobre nós.

Muitas crianças e adolescentes sofrem em processos de alienação parental, situação que os atormenta por anos a fio, arruinando a sua educação e seu estilo de vida, minando sua felicidade.

Crianças com idade escolar tem a mesma taxa de depressão e com a mesma intensidade que os adultos.

Pior: a alienação parental se vincula na forma de enxergar o mundo, trazendo consequências avassaladoras na idade adulta

Quando os pais estão em processo de separação, é muito importante que a situação seja colocada de forma neutra, clara e simples, sem denegrir a imagem um do outro, possibilitando o dialogo familiar.

Assim, quando os pequenos entendem que existe uma diferença entre a relação amorosa dos pais e a relação entre pai, mãe e filhos, e que, mesmo a primeira não tenha continuidade e ele não se aplica a segunda, entre pais e filhos o processo fica menos doloroso.

Alienação parental: as crianças e os pais precisam de ajuda sim!

Alguns pais relutam em buscar ajuda profissional no decorrer do processo, interferindo no curso natural do próprio amadurecimento emocional e no crescimento emocional das crianças.

Perceber a conexão entre contrariedades, crenças e consequências é o primeiro passo para trabalhar todo o processo de mudança de forma saudável, inclusive com seu filho.

O processo de psicoterapia é um dos meios para os pais se cuidarem e de se ouvirem, para estarem bem consigo mesmos e em suas relações com os filhos.

Com isso, o processo de desconstrução e reconstrução do núcleo familiar é menos doloroso e mais assertivo.

Para as crianças, a psicoterapia infantil é a recomendada. Igualmente, a criança se sente mais à vontade para expressar seus sentimentos e facilita seu entendimento diante de todo processo.

Você, pai ou mãe: qual o seu papel?

Possivelmente, o relacionamento mais importante e duradouro que você possa ter começa quando você traz uma criança ao mundo.

Infelizmente não nascemos sabendo construir relacionamentos amorosos duradouros e nem a criar filhos com excelência, principalmente quando aliados ao fato de que não fomos educados emocionalmente e, então, nos deparamos com as adversidades que a vida nos propõe de acordo com nossos comportamentos e, literalmente, perdemos o controle.

Todos nós começamos como amadores, mas podemos aprender muito sobre ser um bom pai/mãe, especialmente nos momentos desafiadores.

A primeira pergunta que devemos fazer é: qual o papel dos pais diante de uma separação?

Acredito que o principal papel dos pais é o de amar e nutrir seus filhos, e incentivar sentimentos de autoestima e autoconfiança.

Falar mal do pai ou da mãe para a criança irá fazer mal apenas para a criança, então, que tal transformar essas críticas em situações que promova algo construtivo na vida dela?

Dicas para os pais estarem ao lado da criança de forma positiva em um divórcio:

– Comece fazendo apreciações em relação ao ex-companheiro;

– Concentre-se no comportamento ou no desempenho indesejado, não na pessoa (substitua a “pessoa” por uma descrição do problema);

– Fale sobre seus sentimentos, use nas mensagens “Eu” para manter a propriedade de seus sentimentos (“Eu não estou feliz com essa situação, mas vamos passar por isso juntos”);

– Concentre-se no futuro, não no passado;

– Consiga um acordo com seu parceiro(a) sobre o que será feito em prol do bem-estar dos filhos;

– Ofereça ajuda, esteja presente e sempre atento(a) aos sinais;

Programa Mulheres em Flow fala sobre alienação parental:

No final de outubro, Rosangela Sampaio recebeu a vereadora Adriana Ramalho em seu programa, Mulheres em Flow, para juntas da audiência via os ouvintes da Rádio Exclusiva FM, que acompanhavam pela live via Fan Page, assim como pelo YouTube oficial do programa, debaterem sobre o tema alienação parental. Durante mais de uma hora diversas perguntas da audiência foram respondidas e você pode conferir na íntegra CLICANDO AQUI.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *