Aventuras Maternas

[FÉRIAS] Atenção aos cuidados com as crianças: período pode aumentar acidentes infantis

No período das férias os pais sempre se preocupam sobre as programações com as crianças dentro e fora de casa, não é mesmo? Entretanto, a época traz uma preocupação adicional: os acidentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos mais de 1 milhão de crianças foram internadas no Brasil, sendo que a maioria das causas foram queimaduras e quedas. Então, com as férias de verão chegando, especialistas reforçam para a importância de diversão com segurança.

Analisando os principais pontos para promover a segurança da criançada, a pediatra Anna Paula Kuchnir Silva Giacomel ressalta que orientar as crianças e diminuir os riscos com cuidados simples, podem evitar quedas e queimaduras.

“Em épocas que estamos muito mais em casa vale orientar as crianças sobre chegar perto do fogão e forno, bem como evitar brincadeiras em áreas de risco dentro de casa, delimitando espaços para as crianças. No verão também vale voltar a atenção para os pés das crianças. Nessa época, com o calor, elas preferem estar descalças. No entanto, pés descalços podem queimar em pedra quente de piscina ou areia e também ficam mais escorregadios em superfícies lisas e molhadas. Pode ser motivo de muitas quedas e até acidentes graves. Investir em um em um calçado apropriado para essas situações deixará os pequenos mais protegidos”, explica a doutora.

Além de acidentes, o verão traz outros riscos para saúde por meio dos pés, como o bicho de pé e também machucados com cacos de vidros e outros objetos cortantes, que muitas vezes são encontrados na areia da praia nesses períodos de confraternizações. Nesses casos, o cuidado tem que ser ainda maior. E por conta disso, especialistas em cuidados dos pés das crianças da uFrog, calçado infantil térmico e antiderrapante, listaram cinco dicas para evitar acidentes durante esse período.

Programe as férias dos seus filhos com segurança:

1 – Para brincadeiras em praias, piscinas e pisos escorregadios o mais importante é que os pés estejam protegidos e com conforto. A uFrog é um o calçado térmico e antiderrapante, que ajuda a prevenir quedas e queimaduras. O calçado especial é maleável feito em neoprene, com solado emborrachado, que traz a sensação de estar descalço.

2 – Para a proteção da pele do seu filho, não economize no protetor solar, reaplique-o a cada duas horas e só permita que a criança esteja exposta ao sol em horários adequados. No intervalo das 10h às 16h o sol transmite uma forte radiação ultravioleta-B, que pode desenvolver o câncer de pele, e as chances de queimaduras também são maiores.

3 – Para evitar infecções fúngicas, como a micose por exemplo que é muito comum no verão, é importante que as crianças não fiquem muito tempo com roupas e calçados quentes e molhados. O ideal é que troquem as roupas com frequência e usem opções de calçados que facilitam a circulação do ar e a transpiração dos pés.

4 – Fique atento às brincadeiras que possam ocasionar acidentes. Na piscina, por exemplo, é importante que sempre esteja um responsável de olho nas crianças e que o espaço fique fechado quando não tiver um adulto próximo. Uma cerca em volta da piscina pode evitar muitos afogamentos. Além disso, bóias de braço devem ser sempre usadas, inclusive para entrada no mar. Em terra, bicicletas e skates normalmente geram mais acidentes por conta das quedas. É importante que as crianças estejam com equipamentos de segurança, como proteção de braços e pernas e capacete, para que a diversão seja segura.
5 – Acidentes domésticos também são bem comuns quando se fala de quedas e queimaduras. Evite que as crianças fiquem no ambiente da cozinha e churrasqueira, para não haver contato com fogo e objetos cortantes, e para evitar quedas em casa, invista em um calçado adequado.

Com essas dicas, com certeza a programação de férias será só diversão!
Veja mais sugestões para curtir as férias com segurança no nosso blog: https://www.ufrog.com.br/noticias

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *