Aventuras Maternas

Livro sobre diversidade e inclusão é lançado no mês da síndrome de Down

Em homenagem ao mês da síndrome de Down, celebrado em março no mundo todo, a Leiturinha e o Instituto Serendipidade lançam o livro “Joca e Dado: Uma Amizade Diferente”. A obra, escrita por Henri Zylberstajn, fundador da ONG, mostra a importância da inclusão social e ensina de maneira lúdica o respeito às diferenças. O livro faz parte da série Originais Leiturinha e será distribuído inicialmente a 45 mil famílias assinantes do clube, a partir de março, e em seguida será disponibilizado para compra na Loja Leiturinha. Todo o lucro obtido com as vendas será revertido ao Instituto Serendipidade, organização que atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual em todo o Brasil.

As ilustrações foram feitas por uma equipe que inclui artistas com deficiências intelectuais- como síndrome de Down e autismo – trazendo representatividade para a produção e ressaltando a importância de oferecer oportunidades a todos. O trabalho foi realizado pela La Casa de Carlota, um estúdio de criação que aposta na mistura de talentos entre pessoas com e sem deficiências.

A história de Joca e Dado, que se tornam amigos após se conhecerem na escola, ilustra a importância do convívio com a diversidade desde a infância. Dado (que tem síndrome de Down) e o amigo interagem e trocam experiências, ensinando que a coexistência inclusiva possibilita um rico processo de aprendizagem para qualquer pessoa, independente de característica ou condição.

“Esse livro nasceu a partir da minha experiência como pai de crianças com e sem deficiência, dos ensinamentos adquiridos com a imersão no ecossistema da inclusão e da vivência como empreendedor social. O conteúdo desmistifica questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, de forma que passemos a respeitar e apreciar ainda mais as individualidades humanas, construindo um mundo mais plural, diverso e inclusivo”, explica Henri Zylberstajn, que é Pai da Nina (8), do Lipe (5) e do Pepo (3), que tem síndrome de Down.

O texto e suas coloridas ilustrações estimulam a criatividade e a conexão entre o contador da história e as crianças. Na parte final há páginas interativas nas quais os pequenos podem desenhar e participar de jogos, complementando a diversão.

Como parte do projeto da Leiturinha de trazer diversidade e inclusão social para os seus conteúdos, a partir de março, esse livro, assim como todos que compõem a série Originais Leiturinha, será distribuído também em formato de audiolivro, e todas as obras publicadas anteriormente também serão gravadas e disponibilizadas para os assinantes por meio do aplicativo.

Para mais informações e para adquirir um exemplar: www.serendipidade.org ou Instagram @PepoZylber

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *