Aventuras Maternas

32 livros dos selos infantis do Grupo Companhia das Letras farão parte de projeto global da ONU

A Organização das Nações Unidas divulgou, na última quinta-feira, 10 de junho, as obras selecionadas para compor o Clube de Leitura ODS. Realizado conjuntamente por representantes do mercado editorial do Brasil e de Portugal, o objetivo do projeto global é repercutir, por meio dos livros infantis e juvenis, temáticas ligadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma das iniciativas da Agenda 2030 da ONU.

Ao todo, foram inscritas mais de 1.100 obras infantis e infantojuvenis indicadas para leitores entre 6 e 12 anos, dos quais foram escolhidos pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) 175 para integrar o Clube de Leitura. Os títulos foram divididos em 17 categorias:

(1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4), Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.

Dentre eles, 32 livros pertencem ao Grupo Companhia das Letras, que figuram em dez categorias, considerando títulos dos quatro selos infantis: Companhia das Letrinhas, Pequena Zahar, Brinque-Book e Escarlate.

Farão parte do Clube de Leitura ODS obras como Da minha janela, de Otávio Júnior (Companhia das Letrinas), A água e a águia (Companhia das Letrinhas), de Mia Couto, Enreduana, de Roger Mello e Mariana Massarani (Companhia das Letrinhas), Malala: Pelo direito das meninas à educação, de Raphaele Frier e Aurélia Fronty (Pequena Zahar), Eu sou uma noz, de Beatriz Oses (Escarlate), A garrafa, de Patricia Auerbach, entre muitos outros.

Apoiada em temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, a lista, que está disponível no site da ONU, funcionará também como uma referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade dos países lusófonos. Para conferir a lista completa das obras brasileiras selecionadas, clique aqui.

Confira abaixo a lista completa de livros do Grupo Companhia das Letras. Para saber mais sobre cada obra, é só clicar nos títulos.

Erradicação da pobreza:

Educação de qualidade:

Igualdade de gênero:

Trabalho decente e crescimento econômico:

Redução das desigualdades

Consumo e produção responsáveis

Ação contra a mudança global do clima:

Vida na água:

Vida Terrestre:

Paz, justiça e Instituições eficazes:

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *