Aventuras Maternas

Dia das Crianças: Confira dicas de atividades para celebrar a data com segurança

Adaptação é uma palavra recorrente no vocabulário das crianças e adolescentes em diferentes fases da vida. Em decorrência da pandemia, nos últimos meses, esse processo foi ainda mais impactante, especialmente por conta do afastamento da escola e das atividades diárias habituais. Neste dia 12 de outubro, quando o Brasil celebra o Dia das Crianças, a data que tradicionalmente festeja a infância ganha novos significados. Como celebrar com segurança em meio ao processo de ressocialização?

A retomada das aulas presenciais, o reencontro com os amigos, e a volta da rotina podem gerar sentimentos diferentes em cada criança. Para a psicóloga do Marista Escola Social Ir Lourenço, Michele Santiago, anseios e dúvidas podem surgir nessa fase, inclusive nas atividades recreativas como passeios e encontros em família. “É importante que os pais e responsáveis sinalizem que esse é um aprendizado e uma adaptação para todos, que o tempo já nos permite algumas interações, mas que os cuidados permanecem, e que ao sentir qualquer dúvida ou anseio, elas podem questionar, conversar. O processo de escuta nessa hora é fundamental”, revela.

Adaptação constante

Com a retomada de algumas atividades da família, as crianças podem expressar os sentimentos de maneiras diferentes. Ansiedade, angústias, medos ou até uma timidez excessiva. Michele relembra que a maioria desses comportamentos podem ser percebidos na principal ação das crianças: o brincar. “Elas utilizam o brincar livre para mostrar como se sentem, suas conexões com o mundo, o que estão com vontade de fazer, se é algo intenso ou mais lúdico. O ato de brincar auxilia os pais nessas percepções”, reforça.

Para a psicóloga, neste momento é importante celebrar a data buscando entender suas necessidades e oferecendo atividades que possam ser realizadas de forma livre. “O brincar é uma potente ferramenta de interação com o mundo, de exploração da criatividade e de desenvolvimento. O ato fortalece as conexões com pais, avós, familiares e amigos, e com ideias simples, é possível adentrar nesse mundo, celebrar, e claro, garantir o bem estar das crianças”, comenta.

Para o Dia das Crianças, a psicóloga Michele Santiago pontua algumas dicas de passeios e atividades celebrativas que podem ser realizadas com segurança. Confira:

Passeios históricos pela cidade

Que criança não gosta de uma boa história? Ao passear por pontos da cidade como praças e parques, os pais e responsáveis têm a oportunidade de explorar a narrativa, comentar acontecimentos da cidade, shows que aconteceram, uma chuva forte que caiu, uma modificação na praça ou até marcos da própria família. Abra a possibilidade de perguntas e interação. “O passeio ao ar livre pode ser feito com segurança da máscara e do distanciamento e ainda garante boas horas de novas histórias para comentar”, pontua.

Piqueniques

Uma atividade adorada pelas crianças e cheia de boas oportunidades para a conexão com a natureza. Os piqueniques podem ser realizados em praças e parques que permitem essa atividade. Os pais e responsáveis também podem envolvê-los na escolha dos alimentos ou na preparação das receitas.

Cinema na rua

Toda criança gosta de compartilhar uma boa história. Que tal montar um cinema na rua ou no pátio do prédio?. A projeção de filmes divertidos pode ser uma celebração para ser vivenciada com os vizinhos e amigos, com toda a segurança. Vale preparar a pipoca, ingressos e tudo mais que as crianças têm direito.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *