Aventuras Maternas

Conheça as 5 plantas que estão em alta para compor o seu jardim

Com a realidade imposta pela pandemia, os brasileiros passaram a se interessar pelo cultivo de plantas e flores em casa e até na criação de seus próprios jardins. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), alguns produtores chegaram a registrar aumento de até 20% nos negócios desse setor neste ano. Algumas espécies têm se destacado com uma procura maior, por isso separamos os tipos que estão em alta, além de dicas de como cultivá-las.

A florista Juana Martinez, parceira da Flores Online, celebra o novo hábito dos brasileiros e destaca os benefícios que o contato com as plantas e flores proporcionam às pessoas. “O isolamento social obrigou as pessoas a se enclausurarem, e quem diria que de tantos cenários negativos, o cultivo de terrários e jardins até na sacada dos prédios surgiria. O cultivo das plantas carrega a mensagem de renascer, de cuidar e sobretudo florescer, que é o que todos queremos nesse momento”, comenta Juana.

Abaixo a lista com 5 espécies que estão na moda e dicas de cuidados:

Begônia Maculata

Com bolinhas brancas que assumem o protagonismo na parte da frente da folha, o verso possui um tom de vermelho carmim. Conhecida como asa de anjo, ela faz sucesso por sua beleza ímpar e exótica. É uma planta de sombra com luz indireta, o que torna o cultivo em ambientes internos, como casas e apartamentos, ainda mais fácil.

Para deixar a espécie sempre saudável e bonita, é importante manter o solo sempre úmido, mas sem deixá-lo encharcado, além de ser fundamental se atentar em regar somente o solo. Atenção com crianças e animais: apesar da aparência encantadora, a planta é tóxica se ingerida, portanto mantenha-a fora do alcance de animais ou crianças.

Ficus lyrata

Nativa de florestas tropicais africanas, a Ficus lyrata, também conhecida como figueira-lira, impressiona pelas folhas brilhantes, largas e com nervuras marcantes, que remetem ao instrumento musical. As Ficus precisam de regas frequentes, cerca de duas a três vezes na semana, mas sempre verifique o substrato antes. Se ainda estiver úmido, espere um ou dois dias para então regá-lo. A melhor forma de regar a Ficus é abundantemente, deixando escoar muito bem a água pelos furos de drenagem.

Monstera deliciosa

Comumente chamada de costela-de-adão, a Monstera é uma planta da família das aráceas. Possui folhas grandes, cordiformes, penatífidas e perfuradas, com longos pecíolos, flores aromáticas, em espádice comestível, branco-creme, e bagas amarelo-claras. A planta se dá bem em ambientes úmidos. A temperatura ideal para cultivar a Monstera é entre 20ºC a 25ºC . Dessa forma, o frio não é indicado para o cultivo dessa espécie. Esses são os cuidados mais básicos com a Monstera e, para finalizar, lembre-se de manter as folhas limpas.

Jiboia

Além de ser uma planta bonita e fácil de cuidar, ela também é excelente para purificar o ar. A jiboia tem a capacidade de remover resíduos tóxicos do ar, como formaldeídos e benzeno. Ela é uma das poucas espécies recomendadas pela NASA para termos dentro de casa com essa finalidade. Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

Maranta triostar

Também conhecida como Calathea Triostar, Maranta Tricolor ou Maranta Triostar, é uma espécie da família Marantaceae, bastante comum no continente americano e no Brasil. Com suas folhas em delicados tons de verde e rosa e com desenhos que costumam não se repetir de uma folha para outra. Ela adora ambientes claros e bem iluminados, mas sem sol direto, que pode queimar suas folhas. Mantenha o solo levemente úmido. Regue, em média, de 2 a 3 vezes por semana.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *