Aventuras Maternas

Mostra de Cinema abre a programação do Green Nation Worldwide

Reunindo uma programação inteiramente gratuita com filmes nacionais e internacionais, divididos em quatro segmentos, a VI Mostra de Cinema Green Nation marcará a abertura da edição 2021 do Green Nation Worldwide, um dos principais movimentos sobre sustentabilidade do país, no dia 28 de novembro.

Em sua primeira edição totalmente online, a VI Mostra de Cinema Green Nation será exibida gratuitamente em plataforma de streaming livre para todos os países, ampliando o alcance das relevantes discussões abordadas pelos títulos selecionados. Os filmes serão divididos em quatro mostras: Green Premiere, Green Nation WorldWide, Animação e WCFF (Wildlife Conservation Film Festival). Programação completa no link: greennation.com.br/gww2021

Para esta sexta edição da Mostra de Cinema Green Nation, a curadoria privilegiou títulos com um olhar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que ficarão disponíveis durante os três dias de evento. Mantendo sua tradição de diálogo com a inovação, sustentabilidade e com temas urgentes e atuais, a programação trará filmes que percorrem diversos temas urgentes com linguagens inovadoras e cativantes que procuram, através da emoção, aproximar o público e propor ações concretas para atingir transformações reais.

Dentre os títulos, destaque para grandes produções como Ativistas Animais, produzido por Joaquin Phoenix, A Bolsa ou a Vida, mais novo lançamento do aclamado diretor Silvio Tendler, e Chico Rei entre nós, emocionante documentário que traça um paralelo entre a história do rei congolês trazido escravizado para o Brasil e o racismo estrutural no século XXI. A programação traz ainda os celebrados Coded Bias, de Shalini Kantayya, e Sobre Sonhos e Liberdade, de Marcia Paraiso.

“O Green Nation aposta na linguagem transformadora do audiovisual como ferramenta fundamental para dialogar com os mais diversos públicos, promovendo e aprofundando debates, mas, sobretudo, mostrando através da sétima arte que atitudes importam”, afirma Marcos Didonet.

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA AUDIOVISUAL – GREEN NATION WORLDWIDE

GREEN PREMIERE

A mostra Green Premiere, exibida também com recursos de acessibilidade, traz para o lugar central das questões atuais e urgentes o racismo estrutural. Reconhecida pela ONU nos 17 ODS, a problemática racial, sobretudo no Brasil, permeia todas as discussões sociais e ambientais de nosso tempo. Composta por dois dos títulos mais relevantes da produção recente nacional, a mostra reforça o compromisso de revisitar a história não contada, no esforço de estimular ressignificações.

Chico Rei Entre Nós (Brasil, 94 min)

Dir.: Joyce Prado

Prod.: Juliana Vedovato e Laura Barzotto (Abrolhos Filmes)

Sinopse: Chico Rei foi um rei congolês escravizado que libertou a si mesmo e aos seus súditos durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Sua história é o ponto de partida para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.

Sobre Sonhos e Liberdades (Brasil, 70 min)

Dir.: Marcia Paraiso

Prod.: Plural Filmes

Sinopse: O apagamento do protagonismo negro foi uma constante no processo que culminou com a canetada em 13 de maio de 1888, oficialmente a data de libertação dos escravizados no Brasil. Um ato de silenciamento, que pôs fim aos projetos de liberdade de uma maioria da população brasileira – acesso à terra, educação, trabalho, direitos civis. Passados mais de 100 anos, a luta pela igualdade e liberdade permanece a mesma.

Ativistas Animais (Estados Unidos, 97 minutos)

Dir.: Denis Henry Hennelly Casey Suchan

Prod.: Joaquin Phoenix

Sinopse: Produzido pelo ator e ativista Joaquin Phoenix, Ativistas Animais conta a história de seis advogados determinados a expor o maior laboratório de testes em animais do mundo – e uma indústria igualmente determinada a detê-los.  Com imagens de arquivo e vigilância nunca vistas, o documentário coloca os espectadores no meio da ação e os leva a uma jornada aterrorizante, mas revigorante. Como explicam os cineastas, Ativistas Animais é um “retrato arrepiante do que acontece quando o ativismo sacode as instituições do poder”.

GREEN NATION WORLDWIDE

Longas e médias metragens nacionais e internacionais de renomados diretores e produtores perpassam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Filmes atuais e inovadores que exploram diversos temas em linguagens distintas, mas com uma conclusão em comum: atitudes importam!

Elo Perdido – O Brasil que pedala (Brasil, 30 min)

Dir.: Renata Falzoni

Prod.: Bike é Legal

Sinopse: O filme de Renata Falzoni mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Da pequena Afuá-PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros e “Elo Perdido” investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

Coded Bias (Estados Unidos, 84 min)

Dir.: Shalini Kantayya

Prod.: Sabine Hoffman

Sinopse: No aclamado longa Coded Bias, quando a pesquisadora do MIT Media Lab, Joy Buolamwini, percebe em suas pesquisas que a maioria dos softwares de reconhecimento facial não identifica com precisão os rostos de pele mais escura e os rostos das mulheres, inicia uma investigação dos preconceitos projetados nos algoritmos. Uma obra sensível e dura sobre racismo e machismo em tempos digitais.

Quem se importa? (Brasil, 93 minutos)

Dir.: Mara Mourão

Prod.: MAMO Filmes

Sinopse: Quem se importa é um longa-metragem filmado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. Um total de 20 locações em apenas 40 dias, com todas as dificuldades de união das agendas dos entrevistados. O filme também conta com várias animações e narração de Rodrigo Santoro.  Acompanhe a vida de 19 empreendedores sociais e seus projetos ao redor do mundo, e veja como pequenas atitudes podem mudar a vida de uma ou mais pessoas.

SOS Pantanal – série em 4 episódios (Brasil, 15 minutos)

Dir.: Frico Guimarães

Prod.: SOS Pantanal

Sinopse: Em 2020, o Pantanal enfrentou o pior incêndio florestal de sua história. Quase 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas, deixando um rastro de destruição nunca antes visto no bioma, afetando diretamente milhões de animais e milhares de pessoas. A partir deste cenário, entendemos a necessidade de construir um plano perene para que isso não se repita nos próximos anos. Surgiu assim o programa Brigadas Pantaneiras, que capacitou 305 pessoas espalhadas em 24 brigadas no Pantanal e entorno. São brigadas privadas e comunitárias que têm o objetivo de dar uma primeira resposta a focos de incêndio. Veja essa realidade em imagens inéditas e chocantes.

A Bolsa ou a vida (2021, 102 minutos, Brasil)

Dir.: Silvio Tendler

Prod.: Caliban

Sinopse: No futuro pós-pandemia da covid-19, a centralidade será o cassino financeiro e a acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade? O Estado mínimo se mostrou capaz de atender ao coletivo? Como garantir a vida sem direitos sociais e trabalhistas? Em qual modelo de sociedade queremos viver? O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

ANIMAÇÃO

Seleção de curtas do universo das animações brasileiras. Uma aventura ambiental e cinematográfica através de diversas linguagens de animação, para imaginar, se emocionar e refletir.

Plantae (Brasil, 10 minutos)

Dir.: Guilherme Gehr

Prod.: Fernando Gehr

Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra. Plantae é um curta metragem realizado em animação 2D seguindo o tradicional método de sequenciamento de desenhos. Compostos em meio tridimensional virtual, os desenhos remontam a maior floresta do mundo com atenção aos detalhes que se encontram ocultos na mata.

Animais (Brasil, 12 minutos)

Dir.: Guilherme Alvernaz

Prod.: Oca Animation

Sinopse: Animais é um curta de animação tradicional 2D. O filme acompanha uma família de macacos, na selva, onde o ambiente está maltratado e seco. Eles precisam enfrentar seus medos em busca de sobrevivência. É a lei da selva, vence o mais forte. Mas aqui são todos humanos.

Caminho dos gigantes (Brasil, 12 minutos)

Dir.: Alois di Leo

Prod.: Sinlogo

Sinopse: Uma busca poética pela razão e propósito da vida que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.

Sonder (Brasil, 6 minutos)

Dir.: Nicole Janér

Prod.: Claudia Bolshaw

Sinopse: Um menino com símbolos estranhos e um menino que sabe o porquê através de um evento improvável que muda os dois.

Apneia (Brasil, 15 minutos)

Dir.: Carol Sakura e Walkir Fernandes

Prod.: Dogzilla Studio

Sinopse: Muriel não sabe nadar e tem muito medo de água. Um medo que ecoa de sua mãe e traz à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou.

WCFF

O melhor do cinema de natureza do mundo apresentado pelo festival nova iorquino Wildlife Conservation Film Festival com curadoria do diretor Christopher J. Gervais. Uma experiência fotográfica que revela belezas naturais e a urgência de preservá-las.

Green Nation Worldwide Ondas de calor intenso nas grandes cidades, despoluição de rios, racismo ambiental, educação em um futuro não escrito, o Brasil e a COP26 e a revolução do empreendedorismo social. Estes, entre outros temas, serão debatidos por especialistas de várias partes do mundo no Green Nation, um dos principais movimentos sobre sustentabilidade do país, criado em 2012.

Nos dias 29 e 30 de novembro (segunda e terça) o evento – nesta edição batizado de Green Nation Worldwide (GNW) – apresentará uma programação on-line gratuita, reunindo diversas atividades como masterclass, seminários, workshops e mesa redonda com convidados especiais. Tendo à frente da organização desta edição o idealizador do Green Nation, o geógrafo e produtor de cinema Marcos Didonet, o GNW conta com patrocínio das empresas Ambev e Sabesp e apoio da Benafer. O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo e realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento de sustentabilidade, cultura e educação, criado em 2012, no Rio de Janeiro, pelo CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente. O Green Nation tem como objetivos estimular mudanças de atitudes em prol do meio ambiente, sensibilizando as pessoas e compartilhando dados científicos de forma lúdica, interativa, emocional, sensorial e acessível. Ao longo de quase uma década, suas iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade, criatividade, cidadania e inovação, em experiências físicas e digitais, que propõem pensar, viver e sentir.

SERVIÇO

GREEN NATION WORLDWIDE

Dias: 28, 29 e 30 de novembro

Grátis

Atividades transmitidas pelo link: greennation.com.br/gww2021

GREEN NATION WORLDWIDE é apresentado por: Ministério do Turismo

Patrocínio: Ambev e Sabesp

Apoio: Benafer

Realização: CIMA, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *