Aventuras Maternas

Covid-19 e Influenza: saiba como a coinfecção pode afetar as gestantes

À medida que a imunização nacional contra a Covid-19 avança, novos quadros e variantes reforçam a necessidade de medidas de saúde pública para conter a propagação do vírus. Um pico de casos de gripe do tipo Influenza, observado nos últimos meses, traz o alerta para possíveis coinfecções, ou seja, infecções simultâneas.

Entre os grupos mais vulneráveis aos quadros de coinfecção estão as gestantes. Recentemente, um caso chamou a atenção do país: uma mãe perdeu o bebê no oitavo mês de gestação, cuja principal causa hipotética foi a dupla infecção de Covid-19 e Influenza. Dessa forma, profissionais de saúde salientam a importância da conscientização sobre o cenário atual.

Recomendações para as gestantes

“Infecções respiratórias de qualquer natureza, quando evoluem para casos graves de insuficiência respiratória ou síndrome gripal, podem provocar abortamento no início da gravidez e, nas últimas semanas, parto prematuro, que traz riscos de óbito fetal”, explica Daniela Gomes Selano, ginecologista e obstetra, coordenadora do CHN Mulher.

O diagnóstico preciso também se firma como uma das maiores dificuldades quando o assunto é infecção respiratória. “Como os sintomas são muito similares – febre, coriza, tosse e dor de garganta, entre outros –, o exame laboratorial é necessário para que o diagnóstico seja possível”, acrescenta a médica.

Daniela também afirma que a gestante com suspeita de infecção respiratória só deve se preocupar com o quadro quando os sintomas forem graves. “Quando a saúde do bebê está em risco, o mais recomendado é o parto cesariana. Em casos leves, a orientação do médico prevalece.”

Para as puérperas, a amamentação também não é uma prática a ser temida, visto que o aleitamento materno não é afetado por quadros leves. “Apenas recomendamos a higienização das mãos e o uso de máscaras de proteção quando os sintomas são observados”, salienta a especialista.

Entendendo a coinfecção de Covid-19 e Influenza

Embora o termo seja relativamente novo e esteja em tendência, os casos de coinfecções por gripe e coronavírus não são nenhuma novidade. Instâncias de quadros do tipo foram detectadas em países como Brasil, Estados Unidos, Israel, Filipinas e Hungria, alguns antes mesmo de o termo ser cunhado.

É verdade que os casos de gripe foram menos expressivos no começo da pandemia. No entanto, é provável que a flexibilização do isolamento social e de medidas de saúde pública tenha provocado um aumento considerável de novas infecções por Influenza. Ainda que muitos países estejam rastreando casos de Covid-19 e gripe, há poucos dados expressivos sobre as coinfecções. O mais importante, no momento, é ressaltar que ambas as vacinas estão disponíveis e ainda são a melhor medida para se proteger contra quadros graves”, salienta a médica.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *