Aventuras Maternas

Seu filho não quer ir para a escola?

A especialista Adriana Drulla ensina cinco passos para ajudar na adaptação escolar

Início de ano e, para quem tem filhos pequenos, o velho desafio da adaptação escolar. Para os pais que estão enfrentando este dilema, Adriana Drulla, mestre em Psicologia Positiva e especialista em Parentalidade Consciente, traz cinco dicas que vão ajudar na melhor adaptação das crianças à escola.

1 – Converse com a criança como será a rotina dela. Façam juntos uma tabela com os horários que ela vai para escola, quando ela volta para casa, a hora que vai brincar, tomar banho, fazer esportes. Quando a criança consegue visualizar a rotina, ela tende a se sentir mais segura porque sabe o que vai acontecer depois.

2- Deixe que seu filho leve para a escola um objeto seu. O objetivo funciona como um símbolo, fazendo a ponte entre você e seu filho. Ele sabe que está cuidando de algo que é importante para você, e que logo irá devolver o objeto, ou seja, entende concretamente que você irá voltar.

3 – Tenha uma comunicação aberta e faça perguntas específicas para que seu filho possa dividir com você aquilo que sente. Por exemplo, em vez de “Como foi o seu dia” pergunte “O que te fez ficar alegre hoje? ” “O que te deixou bravo? ” “Com quem você brincou? De que brincaram? ”

4 – Se o seu filho apresentar dificuldades para se adaptar, vá devagar. Deixe que a exposição aconteça gradualmente. Por exemplo, ele pode começar ficando na escola por apenas algumas horas em vez de todo o período.

5 – Confie na capacidade do seu filho de enfrentar dificuldades. Por mais desconfortável que seja, certa hora ele vai se adaptar. As crianças são resilientes. Seu filho se sentirá mais seguro se perceber que você confia na capacidade que ele tem de enfrentar este desafio.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *