Aventuras Maternas

Evento abre portas para graduação em Portugal através da nota do concurso

No próximo dia 10 de março, acontecerá a 1ª edição da Conferência Internacional de Estudos em Portugal em São Paulo, das 10h às 17h, no Casa de Portugal/SP. O evento visa promover o alcance das informações sobre estudar em Portugal, de forma organizada, confiável e centralizada e totalmente gratuita. A proposta é criar um espaço democrático, para que os candidatos brasileiros possam tirar suas dúvidas sobre as vagas e os processos de candidaturas diretamente com os representantes dessas instituições internacionais de ensino superior, que desembarcam no Brasil com a missão de estreitar os laços e facilitar o acesso à informação a partir da promoção dos cursos técnicos, graduações, mestrados e até mesmo doutorado.

Através de um acordo bilateral entre o Ministério da Educação do Brasil e de Portugal, os estudantes brasileiros que não possuem dupla cidadania podem se candidatar em uma faculdade portuguesa como estudantes internacionais, utilizando a nota do ENEM para concorrer a uma das vagas que estas instituições reservam especificamente para os candidatos que vivem fora da União Europeia e que sejam falantes da língua portuguesa.

A primeira edição da Conferência Internacional de Estudos em Portugal, que ocorreu no Rio de Janeiro, contou com mais de 600 pessoas e mais de 04 mil telespectadores em transmissão ao vivo. Este ano, o evento será marcado pela presença de 12 instituições de ensino superior de Portugal, dentre elas, a Universidade de Aveiro e Universidade do Algarve que se encontram em rankings onde as posicionam entre as melhores do mundo e de Portugal.  Além da participação de influenciadores brasileiro que já passaram pela experiência de estudar em Portugal, como a Larissa, do perfil @Lariehugo, que soma mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e TikTok.

Como novidade da conferência, a Lycamobile está patrocinando uma experiência de imersão em realidade virtual, onde os interessados poderão vestir óculos de realidade virtual e através deste recurso, farão uma visita interativa nas principais cidades e faculdades portuguesas. Além desta, a Casa de Portugal, Hurb e Liv Student, compõem o time de parceiros do evento.

Outra surpresa do evento será a distribuição gratuita da primeira edição da Revista “Estude em Portugal”, reunindo informações importantes para quem planeja mudar para Portugal através do visto de estudo.

Para saber mais sobre a Conferência Internacional de Estudos em Portugal, acesse: www.estudeemportugal.org/conferencia

Para reserva do ingresso, acesse: www.estudeemportugal.org/conferenciaSP

Local do evento: Casa de Portugal: Av. da Liberdade, 602 – Liberdade, São Paulo – SP, 01502-001, Brasil

Você sabia? Nota do Enem pode ser utilizada para ingresso em universidades portuguesas

Mais de 50 instituições lusitanas aceitam o vestibular nacional brasileiro em seu processo de admissão

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para as universidades públicas e diversas universidades privadas ao redor de todo o Brasil, foram divulgados no último dia 09 de fevereiro. O que muitos dos estudantes inscritos na prova não sabem é que a nota do exame pode ser utilizada como forma de ingresso em universidades portuguesas através do programa “Enem Portugal”, em vigência desde 2014, em uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com instituições de ensino superior em Portugal.

Se você quer estudar em Portugal, saiba que o país oferece algumas facilidades para os brasileiros. Candidatos que tenham frequentado o ensino médio em português ou cidadãos de países onde o português é a língua oficial, não precisam apresentar comprovante de proficiência. Outra comodidade para os estudantes brasileiros é que mais de 50 instituições de ensino superior públicas e privadas em Portugal aceitam os resultados do ENEM, como parte da admissão ao grau de licenciatura e mestrado (primeiro ciclo) abrangente, em institutos politécnicos e escolas superiores.

O ingresso é feito graças ao Estatuto do Estudante Internacional, que prevê que cada faculdade portuguesa tem autonomia para criar o seu respectivo processo seletivo dos estudantes internacionais. Com isso, cada faculdade elabora o seu próprio calendário com os períodos de submissão de candidaturas, documentações necessárias e até mesmo os critérios de avaliação e cálculo das áreas de conhecimento específico, cobrados na prova do ENEM.

Segundo o CEO e fundador do Estude em Portugal, Higor Cerqueira, os estudantes escolhem Portugal como destino de intercâmbio, por ser uma referência de alta qualidade no ensino. “O país é conhecido por possuir uma rede qualificada de universidades públicas e privadas reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Coimbra”, explica Cerqueira.

Conferência Internacional de Estudos em Portugal

Em março, acontecerá a edição de 2023 da Conferência Internacional de Estudos em Portugal. O evento terá sua primeira edição em São Paulo (SP), no dia 10 de março, e será sediado pela Casa de Portugal, das 10h às 17h. Já no Rio de Janeiro (RJ), o evento acontecerá pela segunda vez, no dia 13 de março, no Real Gabinete Português de Leitura, também de 10h às 17h. Este último contará com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Estude Em Portugal. O evento visa promover o alcance das informações sobre estudar em Portugal, de forma organizada, confiável e centralizada e totalmente gratuita.

 – A proposta é criar um espaço democrático, para que os candidatos brasileiros possam tirar suas dúvidas sobre as vagas e os processos de candidaturas diretamente com os representantes de instituições portuguesas de ensino superior, que desembarcam no Brasil com a missão de estreitar os laços e facilitar o acesso à informação a partir da promoção dos cursos técnicos, graduações, mestrados e até mesmo doutorado – comenta Higor. 

A primeira edição da Conferência Internacional de Estudos em Portugal, contou com mais de 600 pessoas, além de mais de 4 mil telespectadores em transmissão ao vivo. Este ano, haverá 12 instituições de ensino superior de Portugal, dentre elas, a Universidade de Aveiro e Universidade do Algarve que se encontram em rankings onde as posicionam entre as melhores do mundo e de Portugal.

Como novidade da conferência, a Lyca Mobile está patrocinando uma experiência de imersão em realidade virtual, onde os interessados poderão vestir óculos de realidade virtual e através deste recurso, farão uma visita interativa nas principais cidades e faculdades portuguesas. Além desta, a Hurb e Liv Student, também compõem o time de parceiros do evento.

Outra surpresa do evento será a distribuição gratuita da primeira edição da Revista “Estude em Portugal”, reunindo informações importantes para quem planeja mudar para Portugal através do visto de estudo.

Para saber mais sobre a Conferência Internacional de Estudos em Portugal e assistir à transmissão online do evento, acesse: www.estudeemportugal.org/conferencia.

Acompanhe também o Estude Em Portugal, nas redes sociais e no Canal do YouTube, com conteúdos exclusivos e gratuitos através dos links: https://estudeemportugal.org/ e https://galeradoaviao.pt/mentoria.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *