Aventuras Maternas

Atividades lúdicas que estimulam o aprendizado

Julho é o mês de férias escolares, descanso e momentos de lazer entre pais e filhos. O período é uma ótima oportunidade para desenvolver atividades lúdicas com as crianças. E quem foi que disse que as férias não podem ser divertidas e educativas? Para ajudar as famílias, separamos algumas dicas para estimular ainda mais a criatividade dos pequenos e aproximar as famílias.

A coordenadora pedagógica do Colégio Pensi, Maria Clara Rapozo conta que o momento é reservado ao descanso, afinal as crianças também precisam de pausas das atividades educativas, mas isso não significa que o aprendizado será interrompido, pois há atividades que podem ser feitas no conforto do lar ou programas em família que incitam a criatividade dos pequenos. 

“O recesso escolar é importante para os alunos, por isso procure por atividades que misturem o lazer com aprendizagem, como filmes com temáticas educativas, passeios em museus, espaços históricos e leituras de livros. É recomendado que os pequenos continuem a ter uma rotina e horários para uso de telas, comer, brincar e dormir.” conta Rapozo. 

A leitura é uma grande aliada nos momentos de lazer e a dica é selecionar livros de acordo com a preferência da criança, ler juntos também pode ser um caminho para incentivar os pequenos a viajar no mundo da leitura. Os filmes também podem ser uma ponte para a imaginação, pois atualmente há diversos títulos que discutem temas importantes para o cotidiano familiar como, por exemplo, como lidar com as emoções, a importância de estabelecer o diálogo entre pais e filhos e por aí vai. Além disso, durante as férias, é possível apresentar brincadeiras com cunho educacional como os jogos da memória, dança das cadeiras, quebra-cabeças, jogos com bola, amarelinha, pula corda entre outras atividades que estimulam o conhecimento. Maria Clara Rapozo conta que preparar os pequenos para a volta às aulas é sempre um desafio “Se tentarmos ao máximo manter a rotina próxima da realidade, com horários de dormir/acordar mais definidos, podemos tornar esse momento menos desafiador”, esclarece.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *