Aventuras Maternas

Projeto itinerante Expresso do Brincar leva diversão a crianças de 11 cidades do Brasil

No próximo dia 23, chega ao Parque Ibirapuera o Expresso do Brincar, projeto itinerante que leva o brincar espontâneo como forma de aprendizado para as crianças. Parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, a iniciativa é realizada pelo Movimento Unidos Pelo Brincar, com apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. O projeto passará por 11 municípios do Brasil para promover a aprendizagem lúdica entre pais e cuidadores a fim de que valorizem o brincar como fator de desenvolvimento integral das crianças e apliquem essas atividades nas rotinas dos pequenos.

Cenografado como um trem, o trailer do Expresso do Brincar tem como roteiro, ainda, as cidades de Rio de Janeiro (RJ), Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP), Juiz de Fora (MG), São João del Rei (MG), Belo Horizonte (MG), Uruçuca (BA), Serra Grande, (BA), Mata de São João (BA) e Salvador (BA). A ação visa movimentar o ecossistema da aprendizagem no Brasil, estimulando não só as famílias, mas também organizações e órgãos públicos a se engajarem em uma agenda que contemple a brincadeira como pilar fundamental no cotidiano das crianças.

Visando engajar pais, mães, responsáveis e organizações a adaptar os espaços às necessidades das crianças, o Expresso do Brincar propõe uma programação com brincadeiras espontâneas. O projeto traz “Estações Temáticas”, nas quais pais, cuidadores e crianças poderão interagir com as atividades de acordo com seus interesses.

Para Cláudia Vidigal, representante da Fundação Bernard Van Leer no Brasil, a iniciativa tem como objetivo fazer com que “todas as crianças tenham oportunidades de se desenvolver plenamente e atingir seu máximo potencial, e o brincar é essencial para isso.” Segundo ela, “brincar é a linguagem da criança, é a oportunidade de experienciar interações positivas com seus cuidadores, outras crianças, a comunidade e o seu entorno. Por isso, apoiamos o Expresso do Brincar, para incentivar o brincar por todo o Brasil, priorizando comunidades mais vulneráveis”.

Entre as estações do Expresso, estão a “Estação Artista”, com quadros de artes, tintas, pincéis e outros objetos que estimulam a criação; “Estação Mundo da Imaginação”, que tem como premissa disponibilizar tempo para a criança explorar o espaço, brinquedos e outros elementos; “Estação Serelepe” para a experienciação dos circuitos motores das crianças, levando em conta a inclusão e acessibilidade para todos às atividades; “Estação Sossego”, que traz atividades e elementos para trabalhar a concentração e atenção; “Estação mão na massa”, dedicada à construção de brinquedos; “Estação Memórias”, que incentiva brincadeiras regionais com materiais relacionados ao território.

Após a passagem do Expresso do Brincar por cada cidade, será deixado um legado através de materiais de apoio aos parceiros locais para que sigam estimulando o brincar e a aprendizagem lúdica em suas comunidades. O projeto também disponibilizará, em cada cidade, uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças desses lugares.

Raquel Franzim, diretora de Educação e Cultura da Infância do Alana, lembra que com a pandemia, o isolamento social e as escolas fechadas, o brincar livre se mostrou ainda mais importante para a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes. “Por isso, é fundamental cuidar dos efeitos deste período não apenas pelas famílias, mas por parte dos governos e de toda a sociedade com a recuperação dos espaços de brincar ao ar livre, na cidade e com muita convivência comunitária”, ressalta.

Unindo forças à campanha global Construa O Mundo do Brincar, a ChangeX, plataforma de engajamento comunitário, lançou o Fundo Construa um Mundo do Brincar no valor de R$850.000 para permitir que comunidades em todo o Brasil comecem a aprender com projetos de brincadeiras e a capacitar grupos comunitários, pais e cuidadores a criar mais experiências lúdicas para crianças. Saiba mais através do www.changex.org/br/funds/construa-um-mundo-do-brincar.

Para mais informações, acesse: @unidospelobrincar ou siga a #MundoDoBrincar

Serviço:

Expresso do Brincar
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo
Quando: 23 e 24 de julho, das 9h às 16h30
Realização: Movimento Unidos pelo Brincar
Apoio institucional: Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana

*As atividades terão acessibilidade

Confira as demais paradas do Expresso do Brincar pelo Brasil:

Dias 27 e 28 de julho – São Paulo/SP
Espaço Alana
Endereço – R. Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *